23 de maio de 2011

Comunicação Global em uma teia de palavras. Arcebispo Celli, à margem da conferência de blogueiros.



(L'Osservatore Romano) FABIO Colagrande
"A Igreja tem algo a aprender com os blogueiros , "por aqueles que se comunicam através da rede, a partir" da forma de se expressar livremente e com uma linguagem atual " . , Disse o arcebispo Claudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, em entrevista ao nosso jornal, à margem da primeira reunião do Blog, um encontro dedicado aos bloggers, católicos e não, que projetou pelo Conselho Pontifício para a Cultura e organizada em conjunto com o departamento de Comunicação Social, foi realizado no passado 02 de maio no Vaticano. "Nós vez - acrescentou o prelado - continuou a sofrer de dificuldades de um certo tipo de linguagem eclesiástica que as novas gerações estão se esforçando para entender. Os blogs são espaços de autenticidade e, ao mesmo tempo de desafio e ajudar-nos a crescer, a olhar em volta e perceber que, para ser ouvido, devemos utilizar uma linguagem que seja compreensível. " Nesta entrevista finda iniciativa orçamento, delineada pelo Arcebispo Celli.

Qual foi o impacto do encontro com o mundo da blogosfera?


Muito positivo. Foi um jogo diferente dos outros em que havia um clima de expectativa, mas também de grande vitalidade. Em um sentido, eu já vi o futuro, ele parecia sentir diretamente a dinâmica do mundo atual das comunicações. Era importante que os dois organismos da Santa Sé - o ministério da cultura, que nos criou e que estão associados - deram um sinal positivo de seu interesse para a blogosfera. Nós demonstramos a importância de reconhecer essa realidade e considerar a importância da comunicação no desenvolvimento social e cultural, a olhar com grande interesse para a abertura da blogosfera em relação a temas religiosos.


Você acredita que a Santa Sé ea Igreja em geral, têm algo a aprender com a maneira pela qual os blogueiros se comunicam?


Se há uma peculiaridade da área de comunicação digital é que ele vem de baixo, existe uma iniciativa de instituições oficiais. É um espaço onde qualquer pessoa pode valer suas próprias idéias, o seu testemunho pessoal. E esta é uma das vantagens peculiares de novas tecnologias de comunicação. Esta interatividade, esta dimensão de extrema abertura e de comunicação, é um fato para o qual olhamos com interesse. Embora seja verdade que cada discípulo de Cristo é chamado a dar testemunho no seu próprio ambiente, ser fermento, a dinâmica deste blog apoia a missão de evangelização. 


É um ambiente onde os cristãos podem estar presentes com a sua sensibilidade, seus valores, suas avaliações, expressando coração aberto que o que nós experimentamos. Algum tempo atrás tive a oportunidade de sugerir a um arcebispo emérito de começar um blog. Uma de setenta e cinco prelado ultra, agora aposentado, mas ainda muito alerta, sensível e atento. No começo, ele ficou um pouco "confusa da minha proposta, mas depois de um ano veio agradecer-me. É verdade que foi notado que, graças ao blog, a sua dimensão pastoral não se esgotou, mas sim que as novas tecnologias, eo estilo individual do blog, abriu novas possibilidades para as relações humanas, rico, dinâmico e animado. Em suma, ele percebeu que, embora aposentado, ele poderia continuar um diálogo com muitas pessoas. 


Os cristãos devem, naturalmente, sinto um desejo de proclamar e partilhar a sua fé. A proclamação da palavra coração para coração, de boca em boca, é inerente à nossa fé. Mas hoje é nestas novas formas, blogs, uma nova área de expressão, verdadeiramente infinito.


O contato freqüente com os departamentos do Vaticano blogueiros poderiam também ajudar a melhorar a eficácia da sua comunicação? 


Estou plenamente convencido. No blog você comunicar-se livremente, com uma linguagem atual. Nós, entretanto, continuam a ser afectados pelas dificuldades de um certo tipo de linguagem eclesiástica que as novas gerações estão se esforçando para entender. Os blogs são espaços de autenticidade e, ao mesmo tempo de desafio e ajudar-nos a crescer, a olhar em volta e perceber que, para ser ouvido, devemos utilizar uma linguagem que seja compreensível. O Papa em seu discurso na sessão plenária do nosso Pontifício Conselho em Fevereiro passado, disse que o homem não apenas usar a linguagem, mas o 'ao vivo'. Assim, para "habitar" as novas línguas que temos que fazer um esforço especial, mesmo humildade, expressando "solidariedade" para o homem de hoje.


Como os departamentos do Vaticano com a atitude que você conheceu o Blogger?


Quando a reunião foi anunciada Blog tinha havido feedback positivo substancial, mesmo que eles estavam faltando as vozes críticas, umas mais detalhadas, outras mais emocionais. Na abertura da reunião, então eu só queria esclarecer que nós estávamos lá para ouvir com atenção e não só de blogueiros católicos, desde a reunião foi aberta a todos. 


Queríamos entender, sentir, quais eram as necessidades, esperanças, aspirações, medos, problemas desta comunidade. Por exemplo, sabe-se que a nova rede social estão absorvendo mais interesse do que o blog. Vimos isso durante nossa reunião em conjunto em rede directa a partir de uma segunda conferência em 'virtual' no Twitter. Mas mesmo esses novos, mais rápido, os ambientes são essenciais para o sentido sentimentos, humores e nós não queremos ignorá-los.


Depois dessa estréia, haverá outras reuniões?


Eu acho que sim, mas não como a que acabamos de concluir. Devemos encontrar uma fórmula diferente, e acho que os blogueiros poderiam ajudar a identificá-los, dizendo que seriam afetados, explicando que o seu significado pode reunir novamente para dois organismos da Santa Sé, ou como esses momentos de encontro poderia ter um impacto positivo sobre a realidade de outros instalações. Pode organizar reuniões ou grupos locais de linguagem.Queremos reunir novamente para ouvir mais. Creio que a Igreja é hoje a "andar com um homem" e estabelecer um diálogo respeitoso com ele. Precisamos conhecer, ouvir. Santa Sé como nós queremos ser autênticos, mas também de respeito e capacidade de ouvir com paciência.


FABIO Colagrande
Última Atualização (quarta - feira 11 de maio de 2011 07:59)

0 comentários: