23 de maio de 2011

Cardeal Gianfranco Ravasi fala sobre o Vatican Blog Meeting

O sucesso entre Igreja e blogueiros cara-a-cara


 

O profano e o sagrado espaço estão encontrando novas formas de contato

Em 21 de julho de cem anos atrás nasceu em Edmonton, a capital de Alberta e um grande centro agrícola, industrial e comercial, Herbert Marshall McLuhan, cujo nome se tornaria uma espécie de banner horizonte cada vez mais ampla de comunicação de massa . Logo, o slogan "O meio é a mensagem" é uma injusta e trivial simplificação de sua pesquisa.  Suas declarações, muitas vezes incisivo, atingindo uma tendência de aceleração da comunicação no sentido de que "os modelos de eloqüência não são os clássicos, mas as agências de publicidade (...) com os quais a moderna Little Red Riding Hood teria nada oposição a ser comido pelo lobo ", como ele escreveu em sua coletânea de ensaios sobre" folclore humano industrial "A noiva mecânica (1955).

O sinal mais importante da mudança que um sociólogo americano supõe, John Barlow, comparou a descoberta do fogo, é que para a civilização moderna não é mais um instrumento semelhante a uma prótese de nossos sentidos como McLuhan se supõe, mas uma atmosfera de total 'ambiente' global que envolve e penetra tudo e todos.

 
Um dos emblemas é certamente o blog é o mais significativo, a densa rede de comunicação que já envolveu o planeta inteiro. É por isso que dois ministérios da Santa Sé, o Conselho Pontifício para a Cultura e o Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, decidiram levar a cabo em 02 de maio deste mês, perto do grande evento da beatificação de João Paulo II, um encontro entre blogueiros, possivelmente representando 157 milhões de habitantes da blogosfera em todo o mundo (apesar de a revista Wired, em 2008, ter anunciado a morte do blog!).
 
Não foi, portanto, um encontro de católicos, mas de todos aqueles blogueiros que freqüentam as páginas coloridas da rede, com sua linguagem especial, colorida, especialmente concisa, quase reduzida a uma espécie de código. Na verdade, eles não gostam de longos discursos e palestras, mas os debates ao vivo com o sistema de "réplicas", quase como uma troca de tênis de impressões, avaliações, exames, por vezes acentuada, no entanto, rápida e direta.
 
Um evento organizado por um simples e-mail, imediatamente se tornou viral, que em poucos dias, produziu 750 pedidos de participação. Razões logísticas obrigaram os organizadores a decidir; não é fácil, pois o local estava disponível em apenas 150 lugares, cinqüenta blogueiros foram selecionados para assegurar uma representação geográfica e temática, outros cem foram escolhidos, ao contrário, através de um sorteio .
 
Nesta reunião pitoresca foi programado dois painéis: o primeiro desempenhou um papel fundamental dos blogueiros, enquanto que o segundo ato, vi alguns representantes da Igreja empenhados em oferecer respostas possíveis para as sugestões feitas por ações concretas e propostas daqueles que participar do mundo interativo da Web 2.0.
 
Os blogueiros têm expressado, através de seu modo típico de expressão, o desejo de fazer ouvir a sua voz, tornando-se também à Igreja. Ao mesmo tempo, pediu que a Igreja a aceitar a interação, sem ter medo de tomar uma linguagem independente e às vezes pouco convencional. Eles têm demonstrado um enorme potencial para o futuro da comunidade eclesial, um debate com honesta e clara: mesmo sem olhar a outra pessoa nos olhos, no entanto, cria um canal de comunicação que atinge os corações e mentes até mesmo de pessoas que não freqüentam a igreja.
 
Por conseguinte, é necessário reconhecer a importância deste fenômeno que se origina a partir da base, qualificando como um povo sem um nicho, e revela, no entanto, uma dimensão cultural específica. Claro, este é um mundo muito quente, portador dos aspectos mais criativos da capacidade humana, mas, juntos, se destina a abranger as contradições e até mesmo a possível degeneração do pensamento e da cultura.
 
Não há dúvida, porém, que você não pode ignorar uma realidade que tem características mais de "movimento cultural ", capaz de interceptar e interagir o público a partir dos números fora de controle. Poderíamos dizer que estamos em novos lugares e novas catedrais, espaços virtuais, claro, mas habitado por pessoas que se comunicam, expressam idéias, contam histórias e fazem perguntas que esperam respostas. Podemos, então, evitar a caixa de alerta, tendo em conta que a necessidade vem de um mundo fluido, complexo, articulado e fibrilação continua.
 
A variedade de aparências, assim, deram lugar a idéias e temas, como descrito pelas intervenções dos participantes nesta reunião - em muitos aspectos sem precedentes no Vaticano - e desenvolvida continuamente na blogosfera. Um contexto em que se espera e respirar ao mesmo tempo deseja compartilhar, para dizer às outras pessoas sua experiência da rede e do mundo real.
 
Foi tomado para criar a expectativa de familiaridade, de amizade, a comunicação entre mundos diferentes, às vezes opostos, ou artificialmente colocadas em oposição, para dar forma a um mosaico de rostos, palavras, conteúdos que vão além do muro do formalismo e as armadilhas que podem impedir a reunião com muitas pessoas à espera de ser compreendida em suas formas originais de expressão.
 
A demanda por liberdade estava no ar , entre todos os presentes, mas também a vontade de assumir um papel responsável na comunicaçãonão para ser piratas rede, cavaleiros online dedicado a incursões e ataques para criar o caos, mas atores de um código de comunicação diferentes, com suas próprias regras.
 
Os desejos que mantivemos, os organizadores deste evento, foram o de aceitar, compreender, ouvir as reivindicações, esperanças, medos, dúvidas, aspirações e os problemas desta grande comunidade que segue a vida da Igreja, mais do que nós que podemos imaginar.
 
Por isso, tornou-se necessário, claramente expressa durante a reunião, para decifrar a mentalidade, a cultura e a filosofia dos blogueiros, para que a igreja seja capaz de uma nova evangelização e para influenciar a opinião pública, a educação ser interativa e não apenas ancorada na comunicação em forma de pirâmide que é bastante estranho para a cultura do nosso tempo. Pode, assim, superar uma comunicação unidirecional, sem qualquer possibilidade de diálogo e intercâmbio, destinado a deixar uma impressão de rigidez e auto-referência.
 
Como fato irrefutável é que a cultura ea filosofia blogueiros precisam ser decodificados, tentando superar o preconceito que não é o pensamento de uma comunicação e instintivo. No blog que temos aqui é somente um correio de velocidade digital, onde as notícias são trocadas em tempo real e toda a gente diz o que quer e como quer, como uma revista on-line e todos podem adicionar, de forma gratuita, a suas informações e receber em troca.
 
Este é certamente um aspecto da blogosfera, mas vale a pena mencionar especialmente a dimensão cultural do fenômeno, de fato, existencial, estamos na presença de um modo de vida, " um estilo de vida". Na verdade, o Web-Log (nome original do blog) é um livro de registo em formato eletrônico apenas os fatos, mas não gravar comentários sobre eles, de acordo com a preferência pessoal, mas uma reflexão sobre o atual e, em certa medida, uma interpretação da existência.
 
Nesta perspectiva, deve ser seguido com grande interesse o movimento das tentativas blogs para micro-blogging, que está desempenhando um papel cada vez mais dominante, o que evitaria as queixas dos regimes, para ocultar os eventos e conflitos explosivos. Apenas a título de exemplo é o movimento da Revolta Árabe da Primavera de 2011, todos nós sabemos: ela foi realizada através do microblog para organizar protestos, comícios na praça, encontros de massa de uma surpresa.
 
Para dar uma idéia do fenômeno pensem no fato de que nossa reunião da 02 de maio deu origem a mais de 80 mil tweets. Um tweet (do verbo inglês chirp , em português "gorjear") é um texto no máx de 140 caracteres enviados por um usuário do Twitter a todos aqueles que o seguem, os seus seguidores. Obviamente, com 140 caracteres disponíveis, o desafio mas focado em ser o mais conciso possível.
 
Os tweets são marcados por uma palavra-chave que tematicamente hashtags (#). Os tweets dedicado ao Blogger Vaticano Meeting 2011 - marcada pela palavra-chave # VBM11 - já atingiram o status de tendências, que se juntaram à lista dos dez tópicos mais populares no Twitter, no momento, juntamente com os comentários sobre a notícia da morte de Osama Bin Laden, também anunciou no Twitter.
 
Um tweet de uma das milhares de pessoas reunidas pelos organizadores disse: "O primeiro na lista do Top Catholic Stories em 2011 será definitivamente a beatificação da JPII. # VBM11 Também vai estar na lista este ano. "
 
Uma modalidade comunicativa deste tipo abre horizontes surpreendentes, não só para a publicidade, mas também para a formação humana e cultural. Deve ser feito um estudo da rede blogs e blogueiros, criando espaço para debate e discussão temática incomum, mas não menos eficaz e incisiva.

Estes são conhecidos como bolsões de novos espaços de diálogo, pequenos grupos, grupos de reflexão, capaz de interceptar outros indivíduos ou grupos, buscando a confrontação e respostas sobre questões que são muito sensíveis.
 
Os profano e o sagrado espaço, portanto, devem encontrar novas formas de contato, que abrem um verdadeiro Pátio dos Gentios" na rede das do dia possibilidades ilimitadas. Na reunião do dia 02 de maio, nós aprendemos e um nova realidade surge e se comunica com emoções, sentimentos, movimentos da alma, opiniões, contos inéditos de uma forma e McLuhan mesmo nunca teria suspeitado. 
 
Então tentamos evocar algumas das propostas levantadas neste diálogo, escolhendo o mais belo, o mais interessante e um pouco difícil, para destacar a necessidade de não deixar que este encontro de blogueiros permaneça apenas como um evento a ser entregue aos aneis da história, mas se torna o primeiro passo de uma longa jornada para ouvir tantas pessoas que querem falar conosco.
 
A primeira sugestão tem como referência para a próxima Jornada Mundial da Juventude em Madrid, com o pedido de realização de outra reunião em que o quadro de blogueiros. A segunda proposta sugere que alguns blogueiros também dar os painéis mesmas informações que normalmente são dadas, sob o embargo pela Santa Sé para a imprensa. Sugeriu-se também para iniciar uma forma de acreditação dos blogueiros para o grande evento eclesial, como acontece com os enviados da mídia, como de costume em áudio, vídeo e impressão.
 
Tem sido sugerido a possibilidade de dar alguma forma de supervisão (fiscalização) para blogs católicos, enquanto outros alegaram direito de não subestimar a necessidade de liberdade. Também foi apontado que muitos jornais, revistas, notícias e conteúdo de convergir eventos eclesiásticos sobre os blogs e este "modus operandi" já fez uma contribuição significativa para a nova evangelização, mesmo considerando as muitas características de um desafio na blogosfera.
 
Destaca-se a proposta de pensar sobre o futuro, o acesso aos portais de notícia para os deficientes. Finalmente, destacamos a insistência na utilização do "multi-língua 'em portais de notícias. Estas são apenas algumas das propostas lançadas e continuar a navegar na web. Não comente sobre essas propostas, mas ressurgiu pelas colunas de um jornal como muito importante, "L'Osservatore Romano".
 
De certa forma o Vaticano para Blogueiros Encontro tornou-se parte da história da comunicação. A história é a experiência que tem uma forma e direção. Nesse sentido, penso que a reunião se fundiu experiências diferentes e deu-lhes uma forma. Não houve objetivos rigorosos de alcançar, mas a realidade e deseja verificar, já que ninguém sabia o que esperar da reunião.
 
Houve temas pré-definidos e questões a serem abordadas, mas apenas uma estrutura para permitir uma troca. Herbert Marshall McLuhan As palavras do padre Federico Lombardi foram significativas: "Os blogueiros católicos representam uma parcela significativa da opinião pública na Igreja. O ensinamento do Concílio já desde esta realidade." E ainda: "O ego é um elemento difícil, mas importante da realidade dos blogueiros. Eu vejo isso como um problema que também reflectem o ponto de vista existencial, porque vivemos o nosso trabalho como comunicadores sobre a palavra 'serviço'. Na dimensão de serviço de comunicação para o meu parceiro é a chave. É um serviço para o crescimento da comunidade humana no que diz respeito, democracia e diálogo. "
 
Em algum ponto do encontro, a palavra "ouvir" quebrou e foi repetido várias vezes, e a alimentação twitter gravou o humor, idéias, pensamentos e "feedback" não só dos que estavam na sala, mas também das pessoas que assistiram ao evento através da Internet. Não há compromissos firmes para o futuro, porque a reunião não terminou com datas precisas. No entanto, é evidente que a falta de imaginação de mobilizar os compromissos definidos na blogosfera está criando um enxame de idéias e projetos. O encontro, portanto, continuar a viver nessa rede de comunicação muito que agora envolve todo o planeta.
 
Cardeal Gianfranco Ravasi
(fonte: pccs.va) 

0 comentários: