16 de junho de 2011

JMJ - Santos e Padroeiros

http://www.madrid11.com/pt/caminho/santos-e-padroeiros


Aqui pode saber mais sobre os 9 santos patronos.

São João da Cruz   Santo Inácio de Loyola   São Francisco Xavier   Santo Isidro dos Trabalhadores
   St. Maria de la Cabeza   São Rafael Arnaiz   São João de Ávila   Santa Teresa de Ávila
   Santa Rosa de Lima   Nossa Senhora de Almudena   Beato João Paulo II


São João da Cruz (1542-1591)
Nome de baptismo: João de Yepes
Local de nascimento:
 Fontiveros, Espanha
Dia litúrgico:
 14 de Dezembro
Título na Igreja:
 Doutor da Igreja
Conhecido por:
 A reforma do ramo masculino dos Carmelitas Descalços
Relacionamento com um santo:
 filho espiritual e director espiritual de Santa Teresa de Ávila
Suas obras:
 Subida ao Monte Carmelo, Noite Escura da Alma, Chama Viva de Amor, Cântico Espiritual
Santo Padroeiro de:
 Vida contemplativa, teologia mística, místicos, e poetas espanhóis
Virtudes a imitar: Grande união com Deus através da oração, não se contentar com a mediocridade, agarrar-se a Deus perante as perseguições e nunca desistir, transformar cada sofrimento numa oportunidade de crescer em santidade, não ter medo das tarefas que lhe são confiadas, confiar na orientação da Nossa Mãe Santíssima.
Sabia que.? A 4 de Dezembro de 1577, São João da Cruz foi preso pelos seus próprios irmãos de Ordem, enquanto trabalhava na reforma. Foi levado para um antigo mosteiro de Toledo, onde ele optou por não responder sobre as falsas acusações, privado de celebrar a missa, torturado e espancado por colegas frades. Na noite de 16 de Agosto de 1578, por inspiração e orientação de Nossa Mãe Santíssima, ele fez uma incrível fuga do mosteiro e encontrou refúgio no convento de Santa Teresa de Ávila.

Santo Inácio de Loyola (1491-1556)

Nome de baptismo: Inigo
Mudança de nome: Mudou o nome para Inácio, devido à sua admiração por Santo Inácio de Antioquia que desejava o martírio e amava a Santa Sé.
Nascimento: 14 de Dezembro de 1491, no grande castelo de Loyola, em Guipuzcoa, no
País Basco, a noroeste de Espanha.
Dia litúrgico: 31 de Julho
Fundador: Companhia de Jesus (Jesuítas)
Conhecido por: O seu profundo conhecimento da vida espiritual e o discernimento das almas, a sua humildade e inteligência, fundação de universidades e o seu zelo apostólico.
Suas obras: Exercícios Espirituais
Padroeiro de: Retiros e soldados.
Virtudes a imitar: Trabalhar duramente e dar sempre o seu melhor, esforçar-se por ser humilde e fazer tudo para a maior glória de Deus, procurar uma formação espiritual sólida, defender corajosamente a verdade, resistir às tentações do mundo e levar outros, pela palavra e pelo exemplo, a viver as verdades da vida cristã.
Sabia que.? Santo Inácio ficou acamado, após uma lesão de uma bala de canhão sofrida durante o cerco francês da cidadela de Pamplona. Onde se encontrava em convalescença, não havia romances de cavalaria, que ele gostava tanto de ler. Então, em vez disso, Inácio leu um livro sobre a vida dos santos e a vida de Cristo, que o levou à conversão.

São Francisco Xavier (1506-1552)

Data de Nascimento: 07 de Abril de 1506; Castelo de Xavier, Navarra, Espanha.
Dia litúrgico: 3 de Dezembro
Causa da morte: Febre contraída durante a actividade missionária na China.
Título na Igreja: Apóstolo do Extremo Oriente.
Conhecido por: Ser um gigante na história das missões, baptizando mais de 50.000 pessoas de todas as raças e idades, desde crianças até estudantes universitários, de pobres leprosos a reis saudáveis.
Evangelizador em: Toda a Ásia, África, as Índias Orientais.
Padroeiro de: Missões ad gentes, missionários, navegantes, missões paroquiais, Austrália, China, Índia, Japão e Nova Zelândia.
Virtudes a imitar: Permitir que Deus se sirva dele para pregar o Evangelho e servir a humanidade onde Ele quiser, não deixar que os estudos tenham prioridade sobre a vida espiritual, trabalhar incansavelmente para instaurar o Reino de Deus na terra, mesmo em circunstâncias difíceis.
Sabia que.? São Francisco Xavier estudou com Santo Inácio de Loyola, na Universidade de Paris. São Francisco vivia uma vida mundana e converteu-se quando Santo Inácio lhe disse estas palavras do Evangelho: "Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro se perder a sua alma" (Mc 8,26).

Ler mais...


Santo Isidro dos Trabalhadores (1080-1172)

Local de nascimento: Madrid, Espanha.
Dia litúrgico: 15 de Maio
Profissão: Trabalhador de campo.
Relação a um santo: Casado com a Santa Maria de la Cabeza
Virtudes: Simplicidade, humildade, obediência, honestidade, trabalho, simpatia e generosidade para com os pobres, vida de oração, espírito de penitência.
Virtudes a imitar: Ir à missa todos os dias sempre que tiver oportunidade, rezar durante o trabalho, não perder tempo, ser fiel nas pequenas coisas, partilhar sempre tudo o que se tem com os necessitados.
Sabia que.? Santo Isidro começava cada dia participando na missa de manhã cedo. Ele confiava-se totalmente a Deus e à ajuda dos anjos para o seu trabalho e, às vezes, trabalhava tanto como três operários juntos. Um dia, o seu patrão viu um outro arado puxado por bois brancos ao lado de arado de Santo Isidro. Ele correu em direcção a ele, mas como ele se aproximou, eles desapareceram da vista do seu patrão. Quando ele perguntou a Santo Isidro sobre isso, ele respondeu dizendo: - Senhor, eu trabalho sozinho e não sei de ninguém, excepto Deus, a quem eu recorro com confiança. Então, Santo Isidro ficou conhecido pelo facto dos anjos o ajudarem até quando ele trabalhava nos campos.
Ler mais...

St. Maria de la Cabeza
Naturalidade: Uceda, Guadalajara, Espanha, depois viveu em Torrelaguna, onde se encontrou com Santo Isidro.
Relação a um santo: Casada com Santo Isidro, o Trabalhador.
Dia litúrgico: 9 de Setembro e celebrada em 15 de Maio (com o marido)
Profissão: Dona de casa. Ela também ajuda sempre o marido nas tarefas, como a construção de poços e a ajuda na comunidade, tais como a limpeza da capela local, etc.
Conhecida por: Simplicidade, austeridade, caridade, vivendo unida com o marido, espírito de serviço, pureza, modéstia, devoção a Deus.
Virtudes a imitar: Aceitar as tarefas humildes, fazer as pequenas coisas com grande amor, desenvolver um amor puro e desinteressado nas suas relações.
Sabia que.? O sobrenome dela é efectivamente Toribia. O título "de la Cabeza" surgiu porque a cabeça é uma relíquia de muita devoção, venerada há séculos. O seu corpo e a cabeça estiveram num convento franciscano em Torrelaguna. Em 1645, Santa Maria foi transferida para a Igreja de St. André, em Madrid, para ser venerada junto ao corpo do seu marido, Santo Isidoro.



São Rafael Arnaiz (1911-1938)

Nascimento: 9 de Abril de 1911, Burgos (Espanha)
Dia litúrgico: 26 de Abril
Idade ao morrer: 27 anos
Canonização: 11 de Outubro de 2009 pelo Papa Bento XVI.
Conhecido por: Humildade, entrega à vontade de Deus, talento artístico e sensibilidade, alegria, bom senso de humor, desejo de viver ao serviço do amor de Jesus, de Maria, da Cruz e do seu mosteiro trapista.
Virtudes a imitar: Resposta imediata ao chamamento do Senhor, abandono nas mãos de Deus, aceitação do sofrimento com alegria, deixar que Deus seja a sua felicidade.
Sabia que.? Depois de estudar para se tornar um arquitecto em Madrid, Rafael experimentou o chamamento de Deus para se consagrar na vida monástica, e depois de pedir permissão, entrou no mosteiro trapista em 15 de Abril de 1934. Deus quis testá-lo misteriosamente com uma dolorosa doença - diabetes aguda - que o forçou a deixar o mosteiro por três vezes, mas voltou sempre com generosidade e fé ao que ele considerou ser o chamamento de Deus.
São João de Ávila (1500-1569)

Nascimento: 6 Janeiro de 1500; Almodóvar del Campo, perto de Toledo, Espanha
Dia litúrgico: 10 de Maio
Conhecido por: Celebrar a Missa com grande devoção, grande dom de pregar, incentivar a comunhão frequente, os esforços para reformar os leigos e o clero, trabalho apostólico e social, sábio conselho espiritual, caridade, prudência e discrição.
Relação a um santo: Santa Teresa de Ávila, São João de Deus, São Francisco de Borja, o venerável Luís de Granada foram atraídos pela sua pregação e fama de santo.
Principais obras: Audi Fili e Cartas Espirituais
Virtudes a imitar: Cultivar um profundo amor por Jesus na Eucaristia, ser um reformador no seu tempo perante as necessidades, tomar a própria formação espiritual a sério, pregar e viver a verdade, mesmo que possa ser perseguido por isso.
Sabia que.? Em Salamanca, São João tornou-se muito próximo da Companhia de Jesus. Ele guiou muitos jesuítas, estudou com eles, queria transferir escolas, e ajudou a Ordem, quando eles passavam por muitas dificuldades em Salamanca. Vendo a união entre São João e os jesuítas, Santo Inácio queria que ele se juntasse à Ordem. Embora a providência de Deus e a doença impedisse S. João que isso acontecesse, ele continuou a ajudar muito os jesuítas. Grande parte da expansão dos jesuítas na Espanha é atribuída a S. João.


Santa Teresa de Ávila (1515-1582)

Nome Religiosa: Ir. Teresa de Jesus
Nascimento: 28 Março de 1515; Ávila, Espanha
Dia litúrgico: 15 de Outubro
Título na Igreja: Doutor da Igreja (primeira mulher proclamada doutor da Igreja)
Conhecida por: A reforma da ordem carmelita, fundadora de 15 mosteiros das Carmelitas Descalças, viveu uma intensa vida mística.
Principais obras: Sua autobiografia "O Livro da Vida", "O Castelo Interior", "O Caminho da Perfeição".
Virtudes a imitar: Centrar a vida na oração, dar o seu coração ao Senhor, viver humildemente, dar a conhecer a verdade sobre si mesmo, esforçar-se por praticar a virtude em todos os momentos.
Sabia que.? Quando era jovem, ela e o seu irmão Rodrigo gostavam de ler a vida dos santos. Ficaram fascinados com a ideia de que eles iriam directamente para o céu depois de morrerem. Parecia-lhes que "pagavam um preço muito baixo para ter a alegria de Deus". Desta forma, eles decidiram ir para a terra dos mouros (os inimigos mortais dos cristãos), a fim de se tornarem mártires.




Santa Rosa de Lima (1586-1617)

Nascimento: 20 de Abril de 1586, em Lima, Peru
Nome de baptismo: Isabel
Dia litúrgico: 23 de Agosto
Relação com um santo: Santa Rosa tinha uma grande devoção a Santa Catarina de Sena.
Conhecida por: Foi a primeira cristã canonizada do Continente Americano.
Padroeiro de: Américas, as pessoas ridicularizadas pela sua piedade, e contra a vaidade. Virtudes a imitar: não buscar o caminho da grandeza mundana, tentar vive cada dia fiel à sua vocação, aceitar o sofrimento com alegria, como dom de Deus.
Sabia que.? Santa Rosa de Lima não era uma freira, era leiga e pertencia a uma ordem terceira, passando a maior parte da sua vida em sua casa, trabalhando duramente para ajudar no sustento da família. Quando era bebé era tão linda que foi chamada Rosa, e
esse nome ficou. À medida que ela crescia, ela tornou-se cada vez mais bonita, mas era tão dedicada ao seu voto de castidade que usava pimenta e soda cáustica para arruinar a sua pele, para não ser tão atraente. Santa Rosa era uma mística e visionária, que recebeu muitos sofrimentos físicos e psicológicos, incluindo estigmas invisíveis.



Voltar ao topo

Nossa Senhora de Almudena
Padroeira de Madrid



A imagem de Santa Maria la Real de la Almudena, antes denominada Santa Maria Maior, foi encontrada no ano de 1085, na conquista da cidade pelo Rei Afonso VI, numa das torres da muralha, perto da chamada Porta de la Vega, e colocada na antiga mesquita, para culto e devoção pela Corte e pelo povo de Madrid. Segundo a história de Madrid, a sua devoção interveio tanto nos acontecimentos locais como palatinos.

Não há dados exactos sobre a antiguidade da Imagem nem do seu culto, mas consta que pelo menos trezentos anos antes de ser encontrada foi escondida, até ao ano 700, por um Decreto do Arcebispo de Toledo, D. Raimundo.

Diz uma lenda muito antiga da tradição que "quando o Apóstolo Santiago veio de Jerusalém anunciar o Evangelho por Espanha, trouxe a esta coroada Vila de Madrid a milagrosíssima Imagem que hoje chamam de Almudena e colocou-a nesta Igreja em companhia de um dos doze discípulos, chamado S. Calocero, que foi o primeiro que nela ensinou, no ano 38." (Segundo consta numa inscrição de 1640).

O nome de Santa Maria de Almudena foi dado após a Reconquista (1085), quando o Rei Afonso VI a encontrou; no seu afã por encontrar a imagem primitiva, organizou uma procissão à volta da muralha encabeçada por ele, juntamente com o clero, a nobreza e todo o povo de Madrid, pedindo a Deus para que aparecesse a Imagem, e ao passar a comitiva diante de uma torre da muralha dedicada a "almudith" (depósito de trigo que os mouros chamavam de "Almud" - medida), caíram várias pedras, deixando a descoberto o nicho onde se encontrava a Imagem da Virgem, conhecida desde então como de Almudena, comprovando-se com assombro que as duas velas continuavam acesas, após três séculos, razão pela qual a Imagem apresenta a cara "morena". A partir deste dia 9 de Novembro de 1085, é considerada pelo povo como a Padroeira de Madrid. O certo é que a Imagem tem de ser anterior ao ano 712, quando Madrid foi conquistada pelo Islão e a Imagem escondida.

O Papa Pio X declarou-a, por soberano decreto de Agosto de 1908, Padroeira de Madrid, assinalando a sua festa a 9 de Novembro: "Aclamada pela Igreja como Nossa Senhora de Almudena, Padroeira de Madrid, com Ofício próprio"; e o Papa Pablo VI, a 1 de Junho de 1977, por um Breve Pontifício: "Declaramos a perpetuidade da Bem-Aventurada Virgem Imaculada, sob o título de Almudena, principal Padroeira perante Deus da arquidiocese de Madrid-Alcalá".

Contudo, já desde datas imemoriais, tanto as autoridades civis como eclesiásticas, veneraram como padroeira a Virgem de Almudena no seu Templo de Santa Maria Maior, "olim Majoris nuncupatae, nunc de Almudena".

Segundo consta n um documento do arquivo Catedralício, no ano 1640, com o motivo de a Imagem ser transladada de novo para o seu Templo, depois de ter sido restaurado, ordena-se publicar e colocar por toda Madrid, como era costume nas suas Igrejas e locais públicos, o edital que a proclama como a mais antiga e única Padroeira desta cidade: "Presidindo na sede Apostólica o nosso muito Santo Padre Urbano VIII, no ano décimo sexto do seu pontificado e reinando em Espanha o nosso Príncipe e Monarca Felipe IV "O Grande" e sendo corregedor desta Vila de Madrid D. Juan Ramírez Fariñas. A muito nobre e coroada Vila de Madrid, agradecida pelas benefícios e graças que em cada dia recebe da Santíssima e Altíssima Imagem da Nossa Senhora Santa Maria a Real de Almudena, sua padroeira, tendo sido impressos oito dias antes papéis com a criação das suas armas aclamando, por tal, Padroeira, e fixando como costume em todas as Igrejas e locais públicas, sem qualquer contradição, este dito dia 26 de Agosto do dito ano, tendo reunido o ilustre da Comunidade da dita Vila e todo o aplauso do público".

Santa Maria a Real de Almudena conta com um hino, composto por F. Palazón, que todos os fiéis madrilenos cantam com devoção:

SALVÉ, SENHORA DE COR MORENA/ VIRGEM E MÃE DO REDENTOR/SANTA MARIA DE ALMUDENA/ RAINHA DO CÉU/ MÃE DO AMOR/ TU QUE ESTIVESTE/ OCULTA NOS MUROS/DESTE QUERIDO/ E VELHO MADRID/ HOJE RESPLANDECES/ PERANTE O TEU POVO/ QUE TE VENERA/ E ESPERA DE TI/ SOB O TEU MANTO/ VIRGEM SIMPLES/ OS TEUS FILHOS PROCURAM/ A PROTECÇÃO/ TU ÉS PADROEIRA/ DA NOSSA CIDADE/ MÃE AMOROSA/ TEMPLO DE DEUS/ AMÉN.

0 comentários: