Este encontro promovido no dia 26/05 (quinta-feira) pela Livraria FNAC, teve como objetivo tratar de assuntos referentes às atitudes dos blogueiros na blogosfera, modos de se utilizar estes espaços de modo construtivo e eficiente, como usufruir de forma inteligente o blog para fins lucrativos, entre outros temas.
- A Jornalista Kátia Maranhão – Blog da Kátia Noticias que fazem bem (SAÚDE E BEM ESTAR)
- Usa o blog somente como hobby e para demonstrar seu trabalho.
- A Jornalista Claudia Mohn - Blog Finíssimo Brasília na Moda
- Trabalha com Moda e também na Assessoria de Comunicação Social do Ibict.
- O Jornalista Fernando Lackman – Jornal Alô Brasília e Blog do Lackman (MODA)
- O Colunista Social e promoter Tiago Correia – Blog do Tiago Correia (SOCIEDADE E CULTURA)
- Trabalha com Moda, relações públicas e eventos.
- O Consultor Celso Faria – Blog do Celso Faria (LIFESTYLE)
- Dicas de Brasília no blog
- O Colunista e Tecnozilla Marcelo Minutti – Inovação e mídias digitais do portal IG. (MUNDO VIRTUAL)
Ocorreu um bate-papo entre estes profissionais renomados na área de blogs e blogueiros não tão conhecidos ou com tais funções, além de sociólogos, publicitários, entre outros.
Começou-se então com um tema relacionado ao papel da internet na vida das pessoas, na vida das empresas.
Marcelo iniciou as falas dizendo que a Internet está caminhando para uma "utilização vital" muito grande. Onde as pessoas vão ser tão necessitadas da Internet quanto ao celular atualmente.
Celso fala de uma nova escrita, uma revolução para aqueles que pensavam que a Internet causaria um mal para o modo e o estilo de se escrever.
Katia avisa que o blog pode ser uma arma caso não tratado com responsabilidade, pois há uma facilidade muito grande de escrever e formar opiniões.
Após esse início, houve aberturas no cronograma para os participantes darem suas opiniões, sugestões e dúvidas.
Outros assuntos abordados foram em relação ao cansaço que supostamente consomem os jovens no nosso cotidiano por causa dessa real necessidade da Internet ou da falta do bom uso do tempo disponível para usufruir das mídias sociais.
Momentos de crítica tiveram também neste encontro; um sociólogo compara a blogosfera com a Floresta Amazônica. Se for separar a mata da areia, dá uns 20 metros de mata para todo o resto de areia, ou seja, não há profundidade nos conteúdos da blogosfera, é tudo supérfluo.
Para rebater tal crítica Marcelo lança: "A pergunta é o contrário! Porque os intelectuais não entram na internet ao invés das pessoas sem muita inteligencia ficarem nos lugares na frente?"
No fim deste primeiro tópico, bastante produtivo por sinal, destacou-se um parágrafo importante citado por todos, em resumo:
No Brasil não sabemos debater, nossa cultura não permite que nós debatemos, que nós rebatamos. Então não podemos culpar os blogueiros, pois o problema é nas escolas, na educação da nova geração. Na geração antiga os professores obrigavam os alunos a lerem jornais e revistas... Porque os professores não ensinam a debater e a usufruir de modo inteligente as mídias?!
Vieram após este, vários outros temas como "As ameaças à internet e neutralidade na rede e questões jurídicas", "Como financiar a blogosfera", "As narrativas na internet", entre outros.
Enfim, chegamos a conclusão que o futuro da Comunicação é o blog. Em 2006, calculava-se 112 milhões de blogueiros no mundo. Porém, não devemos deixar nossa vida social, pessoal e viva à parte, pois a partir do momento que nossa vida se configura demasiadamente com as mídias sociais, nos tornamos cada vez mais igual à elas: artificial.
Thaisson da Silva Santarém
Jovens Sem Fronteiras

0 comentários:
Postar um comentário