24 de junho de 2011

O entusiástico testemunho eucarístico dos jovens na confecção do tapete de Corpus Christi

Nesta quinta-feira, dia 23 de junho de 2011, a partir das 6h: 30, os jovens de nossa Arquidiocese que trabalham na evangelização da juventude, nas diversas Paróquias e Movimentos, irão invadir o gramado da Esplanada dos Ministérios com sua alegria, entusiasmo, dons e talentos e ali confeccionarão o tradicional Tapete de Corpus Christi.
Um ano após a singular e rica experiência do XVI CEN, os jovens artistas do Tapete de Corpus Christi, “enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (Col 2,7), querem, mais uma vez, testemunhar publicamente a fé eucarística, a unidade fortalecida e a caridade compartilhada e, por isso, nem mesmo o frio da manhã, o cansaço do dia a dia ou os sedutores convites de participar de churrascos conseguirão afastar os jovens eucarísticos deste serviço a Deus e à Sua Igreja.

Juntos em Cristo e alicerçados pelo Pão do céu, esses jovens - as sentinelas da manhã - poderão ser vistos e reconhecidos por meio do espírito de serviço e pela determinação em realizar sacrifícios e renúncias em prol da difusão da fé eucarística. No decorrer da manhã do dia 23 de junho, todos aqueles que passarem pela Esplanada dos Ministérios poderão contemplar os jovens de joelhos dobrados, confeccionando o Tapete e, ao mesmo tempo, adorando, no silêncio de suas almas, o próprio Jesus Eucarístico que estará conosco durante a Solenidade. Poderão ver também os jovens com os rostos pintados pela tinta, as mãos e unhas sujas pelo contato com areia, serragem, palha e borra de café. Mas, quem olhar com os olhos sobrenaturais da fé contemplará tão somente a luz do Cristo eucarístico envolvendo-os, pois, em suas almas, a Eucaristia é escola de fraternidade, de solidariedade e de santidade.


As pessoas que passarem de carro, de bicicleta, a pé ou de ônibus pela Esplanada dos Ministérios, no decorrer daquele dia, à procura da felicidade, sem saber onde ela se encontra, poderão questionar: “Quem são esses jovens? O que eles estão fazendo?” Se souberem parar, observar e refletir, irão perceber que os jovens que estão desenhando o Cordeiro pascal, o pelicano, o Espírito Santo, a Virgem Maria e os mais diversos objetos utilizados na Santa Missa são os mesmos jovens que passam o ano inteiro trabalhando juntos na busca da unidade da Igreja e realizando um fecundo apostolado da juventude.  Eles se fazem presentes na confecção do Tapete de Corpus Christi porque querem construir um mundo melhor. Neste sentido, eles sabem que, quando vivemos em comunhão com Deus, é possível olhar o futuro com alegria, com esperança e com verdade, ou seja, como os olhos vibrantes, determinados e decisivos da juventude.    
   
Pela mera presença na Esplanada, nas primeiras horas da manhã, pela vivência da fé eucarística e pelo serviço desinteressado à Igreja, a presença numerosa de jovens confeccionando o Tapete de Corpus Christi é um espetáculo à parte, pois nos sorrisos juvenis resplandece a bela face de Cristo. Os jovens, neste dia, são também um espetáculo de oração. Por conseguinte, no final da tarde, durante a celebração da Santa Missa e na solene procissão de Corpus Christi, como um grande cenáculo a céu aberto, na amplitude do Planalto Central, lá estarão eles testemunhando que, em suas vidas, a Eucaristia é a mais perfeita oração, o mais apreciado Tesouro.

Este ambiente de santidade que irá imperar no centro da Esplanada se deve, em grande parte, à contínua participação dos jovens no Sublime Sacramento do Altar. Por ser um artista do Tapete de Corpus Christi, bem antes de ajudar na montagem do Tapete, o jovem eucarístico reconhece o valor dos direitos humanos, promove o respeito pela pessoa humana, a harmonia social e o progresso da sociedade. Por ser um artista do Tapete de Corpus Christi, o jovem eucarístico propaga a convicção de que, sem Deus em sua vida, a sua mais bela criação é um mero rascunho. Mas, por outro lado, com a presença de Cristo em sua vida, o seu mais simples rascunho adquire uma projeção notável, um alcance extraordinário e uma grandeza eterna.

Jovens de Brasília, do Distrito Federal e de todo o nosso país, os jovens artistas do Tapete de Corpus Christi querem lhes encontrar, na Esplanada dos Ministérios, neste dia da Festa do Corpo de Cristo. Eles querem saudá-los com grande afeto e alegria. Querem ouvir sua voz entoando os cantos eucarísticos. Querem compartilhar com vocês um sorriso, uma boa gargalhada, a alegria cristã que provém do serviço. Neste intuito, desde agora, eles estão lhes convidando não somente a carregar areia, palha ou serragem. Eles estão lhes convidando a algo muito maior, ou seja, a viver em sintonia com a Igreja, em fraternidade com o próximo e em plena comunhão com Jesus Eucarístico. Caso vocês aceitem o nosso convite - e esse é o nosso desejo: poder lhes encontrar nesta Festa - nós iremos juntos, como membros da Igreja, com humilde ufania, colocar nossos dons e talentos na confecção de um belo Tapete de Corpus Christi e juntos acompanharemos o Sacramento eucarístico ao longo da Esplanada dos Ministérios e assim noticiaremos ao povo brasileiro que os jovens brasilienses estão dispostos a servir a Deus com renovada esperança.

Que o Divino Espírito Santo, articulador de novos e significativos encontros, nos faça encontrar, nesta Festa de Corpus Christi, novos e ousados jovens que aceitem o desafio de santificar a capital do país em sintonia com a Virgem Maria, a Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, que nos ensina a dizer um sim incondicional ao nosso Deus adorado e amado! Assim seja! Amém!


Aloísio Parreiras
(Membro da Comissão de Corpus Christi)

0 comentários: