14 de julho de 2011

Atendimento diferenciado ao viajante no Hran

Quem faz viagens internacionais conta com um serviço diferenciado no Hospital Regional da Asa Norte. No Ambulatório do Viajante, além de tomar vacinas o turista é orientado sobre a prevenção de doenças infecciosas antes de embarcar e muitas vezes ao retornar ao Brasil. “É uma tentativa de evitar que brasileiros adoeçam no exterior e tragam doenças para o Brasil”, afirma Luiz Fernando Alves de Carvalho, coordenador do Ambulatório.


O médico lembra que o número de pessoas que fazem viagens internacionais cresce a cada dia, aumentando também a possibilidade de disseminação de doenças infecciosas pelo mundo. “São destinos cada vez mais variados o que facilita o compartilhamento destas doenças”, afirma o especialista ao destacar que o atendimento ao viajante deve se expandir nos próximos anos tendo em vista grandes eventos já marcados como a copa do mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016.
O Ambulatório funciona as terças, quartas e quintas-feiras pela manhã. A aplicação de vacinas depende do destino do viajante, do tipo das acomodações onde ficará hospedado, do que fará no local a ser visitado, além das condições clínicas. Também são feitas orientações preventivas e pode também ser recomendado medicamento profilático para evitar alguma doença específica. Em alguns casos a pessoa é orientada a voltar ao Ambulatório quando regressar ao Brasil.

No ano passado – lembra o coordenador do Ambulatório do Viajante – o vírus do sarampo foi reintroduzido por viajantes em três pontos do Brasil (Porto Alegre, Belém e João Pessoa). Estrangeiros com sarampo trouxeram de volta ao país a doença que não era registrada há cinco anos, provocando vários casos em 2010. Da mesma forma, explica o médico, se o viajante sai do Brasil protegido tem menos chances de contrair doenças e introduzir ou reintroduzir doenças no Brasil.

O número de atendimentos no Ambulatório do Viajante do Hran, inaugurado em novembro, aumentou em dezembro, com as férias escolares. Nos outros meses a maior procura é de turistas e funcionários públicos que fazem viagens ao exterior. Segundo Luís Fernando Alves de Carvalho, desde 1994 o Hran conta com um Centro de Referência para Imunobiológicos (soros e vacinas). Com a inauguração do Ambulatório o atendimento passou a ser mais específico.

O Ambulatório do Viajante no Hran é o único a oferecer este tipo de assistência no Distrito Federal. A primeira clínica do viajante foi inaugurada em 1997 na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em São Paulo o atendimento é prestado há 11 anos, no Hospital Emílio Ribas. O serviço faz parte da política do Ministério da Saúde, adotada pela Secretaria de Saúde do DF, integrando a política global do Regulamento Sanitário Internacional onde países da ONU se comprometem a adotar medidas que reduzam e dificultem a propagação de doenças infecciosas pelo mundo.

Ascom SES/DF

0 comentários: