14 de julho de 2011

O tempero de Anápolis na JMJ


JMJAnapolisIngredientes
- 1/2 xícara (chá) de óleo
- 1 peito de frango ou coxa de frango cortados em pedaços
- alho a gosto
- 2 cebolas picadas
- 1 pimenta dedo de moça
- Pimenta do reino a gosto
- 2 cubos de caldo de galinha
- 1 xícara (chá) de salsinha picada
- 4 xícaras (chá) de arroz
- 1 1/2 litro de água quente (mais ou menos)galinhada
1 xícara (chá) de cebolinha picada (para finalizar o
prato)
-2 colheres de açafrão
- milho a gosto
Modo de Preparo
Numa panela grande coloque o óleo, deixe esquentar e doure bem os pedaços de frango até ficar na cor caramelo. Faça um refogado com alho, cebola, as pimentas, o caldo de galinha, açafrão e a salsinha.
Incorpore o arroz ao molho, coloque a água quente, coloque o milho e deixe cozinhar. Quando a água estiver secando e o arroz, junte a cebolinha e mexa devagar. Tampe a panela e desligue o fogo. A galinhada está pronta.
Acompanhamentos: vinagrete e feijão tropeiro.
.............................................................................................
Calma pessoal, o “Jovens Conectados” não se transformou em um portal de notícias culinárias e sim em um saboroso temperinho, que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) tem aqui por essas bandas de Anápolis, Goiás.
Ainda sem entender? Já explico!

Um dia, cerca de 86 jovens receberam uma semente de sonho: Participar da JMJ em Madri, na Espanha. Mas, vocês têm idéia de quantos quilômetros separam Anápolis de Madri? Exatamente 7.888 Km.  E o que fazer para chegar até lá, já que somos jovens e o dinheiro é pouco? Dentre tantas iniciativas, a campeã foi a galinhada paroquial!
Galinhada da paróquia São Francisco, galinhada da paróquia São José Operário, galinhada da igreja Nossa Senhora da Penha, galinhada da igreja Nossa Senhora do Rosário, galinhadas, muitas galinhadas... Haja santos para tanta galinhada.
Mas também aconteceram os bingos, muitos jovens venderam cartelas nas quermesses; uns guardaram a sete chaves o dinheiro suado do estágio; alguns recorreram às rifas e outros foram muito criativos: venderam água na porta do cemitério durante o dia de finados.
Quando a vontade de Deus se une à nossa, só pode sair coisa muito boa!
Não só de galinhada vive a JMJ
Enraizados e fundados em Cristo... firmes na fé» (cf. Cl 2, 7)
Há um ano, os jovens se reúnem mensalmente sob a orientação espiritual do Padre Valter Matheus Trautenberger, para rezar e refletir sobre as cartas do Papa Bento XVI, além da peregrinação com a Cruz e o Ícone nas paróquias da Diocese e a Jornada Diocesana de Jovens, que em 2010, reuniu três mil pessoas.
A universitária Ana Carolina Fonseca ressalta que estes momentos são muito importantes, pois preparam o jovem para a missão que é a JMJ, diferenciando o evento de um mero turismo, ou uma fuga. “Nós oferecemos a comunhão, confissão e sacrifícios, nas intenções do Santo Padre, pois ele nos transmitirá a essência da fé e nos enviará de volta ao Brasil como missionários”, conclui.
Essência de fé que deixou marcas profundas na vida do professor Marcos Pericoli, que desde 2005 participa do encontro dos jovens com o Papa. “Participar da JMJ, me fez entender o sentido da universalidade da Igreja, quando ali encontramos jovens de todas as partes do mundo professando a mesma Fé, alegria e entusiasmo por Jesus Cristo. Entendi que o Papa, de fato, representa o Cristo aqui na Terra. Quando o ouvi falar, senti que ele falava por Cristo e o meu coração tremia de ardor e vontade de buscar a santidade”, enfatiza.
Jovens conectados
Quem disse que para participar da JMJ é preciso estar em Madri?
Muitos jovens por diversos motivos não poderão viajar rumo à Espanha, mas a Jornada inovou e os deixará bem perto de todos os acontecimentos do evento, através das redes sociais.
O site oficial, oferece cinco redes sociais diferentes, entre elas o Facebook (mais de 1 milhão de pessoas já curtiram os perfis criados em várias línguas) e o Twitter (somente o perfil de língua portuguesa já possui 2.400 seguidores).
Jovem setorial responsável pelo Segue-me na diocese de Anápolis, o estudante de publicidade Djair Júnior não poderá estar na JMJ, mas se sente parte da multidão de jovens que reunirão com o Papa, graças às novas  tecnologias. “Eu tinha o desejo profundo de estar em Madri, mas aconteceram contratempos que me impediram de ir, porém, graças a Deus, existe a Internet com todas as redes sociais, é como se eu estivesse lá”, declara.
Enraizados
A razão primordial pela qual 86 jovens deixarão Anápolis rumo a Madri é buscar raízes e o fundamento de Cristo.
Nosso querido Beato João Paulo II sintetiza a causa das galinhadas, rifas, sacrifícios e esforços que nós (a jornalista também), jovens de Anápolis temos anseio: "Procurem o sentido da vida, a poderosa experiência que gerará através de vocês, uma sociedade mais justa e um mundo melhor”.
Muito mais do que ir a Madri, queremos voltar de lá para fazer a diferença na sociedade, na família e na Igreja.
De Madri para o Céu.
Por Maria Amélia Saad, de Anápolis

0 comentários: