14 de julho de 2011

Cuatro Vientos converter-se-á numa grande festa

O espaço equivalente a 48 campos de futebol


pope2A Jornada Mundial da Juventude de Madrid (JMJ) terminará o fim-de-semana de 20-21 de Agosto com “uma grande festa”. O cenário: o aeródromo de Cuatro Vientos, uma base aérea cuja extensão – que equivale a 48 campos de futebol – permitirá acolher mais de um milhão de pessoas que se prevê venham ao encontro do Santo Padre.

Javier Cremades assegurou que as celebrações que se realizarão no aeródromo madrileno serão “uma grande festa”. Cremades destacou que “esta será a primeira parte da festa, já que o que se viver ali chegará a cada canto do mundo depois da JMJ”.

Esta celebração do Papa com os jovens, no sábado, às 20 horas, é um encontro festivo centrado em torno da Eucaristia. A custódia de Arfe, obra-mestra da ourivesaria espanhola cedida pela catedral de Toledo, será utilizada durante a celebração central da noite de sábado.


O aeródromo de Cuatro Vientos abrirá as portas no sábado às 12h da manhã para acolher os jovens que comecem a chegar para participar na celebração final da JMJ. A partir das 14 horas começará a animação a partir do palco principal que já está a ser montado no aeródromo. Durante a tarde uma equipe de mais de 20 jovens animará a multidão enquanto se espera pelas centenas de milhares de jovens que se encontrarão com o Papa em Madrid. Os participantes poderão desfrutar de atuações musicais dos vencedores do concurso “Madrid me encanta” e outros grupos vindos de todo o mundo.

Antes da chegada do Papa realizar-se-á um flasmob com participação de mais de 100.000 pessoas.Depois de terminadas as cerimônias de sábado os jovens passaram a noite no mesmo aeródromo. Em redor do lugar onde os jovens pernoitarão haverá 17 tendas de adoração eucarística nas quais os participantes poderão continuar com a vigília.

No dia seguinte terá lugar a missa de encerramento da JMJ, também presidida por Bento XVI, na qual participará o Coro e Orquestra sinfônica da JMJ que contarão com a colaboração do Orféon Donostiarra e da Escolanía de El Escorial. No final da missa o Papa dará a conhecer onde se realizará a próxima JMJ.

A pouco mais de um mês do começo da Jornada Mundial da Juventude os preparativos do aeródromo de Cuatro Vientos caminham a bom ritmo. Eva Hernández, directora de Infra-estruturas da JMJ, destacou que “a principal prioridade é garantir a segurança dos participantes”. Para isso foram enterradas as canalizações eléctricas e de água. O aeródromo contará com 8 postos de primeiros socorros que prestarão a primeira intervenção no próprio local. Os números equivalem à quantidade de pessoas esperada: 48 torres de som e 20 ecrãs gigantes permitirão que os jovens sigam as cerimônias com total segurança.

Hernández frisou em especial a atenção para com os jovens portadores de deficiência que assistirão à JMJ. Estes contarão com zonas especiais, uma para portadores de deficiência intelectual e física e outra para portadores de deficiência auditiva e invisual.

As inscrições para a Jornada encontram-se na recta final. Até ao dia de hoje há 420.000 inscritos. Para animar os indecisos lançou-se uma nova campanha que estará disponível na internet, rádio e imprensa. Recomenda-se que as inscrições que incluam alojamento e alimentação se realizem até ao dia 8 de Julho. Para a modalidade que não inclui alojamento nem refeições para os jovens procedentes de Espanha mantém-se um desconto de 50% até ao próximo dia 15 de Julho.

(fonte: madrid11.com)

0 comentários: