15 de julho de 2011

De Madrid para o Céu

Voluntários internacionais partilham os locais de interesse favoritos em Madrid


Os habitantes de Madrid têm um ditado sobre a sua cidade: “de Madrid para o Céu” significando que uma vez que já se viu Madrid já se pode ir com alegria para o céu. Uma vez que os nativos são reconhecidamente tendenciosos sobre a sua cidade natal, vale a pena obter uma opinião imparcial.

retiro-300Giselle Azevedo é do Brasil e vive em Madrid desde o princípio de Maio. “Eu gosto muito do Parque del Retiro”, afirma. “É o lugar perfeito para um passeio descontraído ou para um piquenique”, explica. O Parque del Retiro é maior parque de Madrid, com 1,4 quilômetros quadrados (350 acres) de espaço verde na central baixa da cidade.

No parque destacam-se diferentes trilhos para caminhada, um lago artificial, um pavilhão de vidro e uma vasta área de relva onde se pode deitar e espreguiçar ao sol. Elsa Vasquez, com dupla nacionalidade mexicana e australiana que se mudou para a cidade em Novembro acrescenta: “É um oásis e um escape do frenesim da cidade”. Vasquez conhece El Retiro como a palma da sua mão e é a pessoa responsável pela preparação do parque para receber a Feira das Vocações, a exposição de arte e o Festival do Perdão, que terão lugar durante a JMJ.

Prado300É mesmo do lado de fora dos portões do Parque del Retiro que se situa o Museu do Prado conhecido mundialmente.

Eva Janosikova, que se mudou para Madrid em Setembro de 2010 a partir de Bratislava, depois de algum tempo em Roma e Lyon, diz que o museu “abre o coração humano à beleza”.


O museu, considerado por muitos como um dos mais importantes museus no mundo, é a casa de 7600 pinturas, incluindo obras-primas de Velasquez, Goya, El Greco. Janosikova afirma que o museu é diálogo com o coração, “desde a primeira à última pintura”. O que torna os museus especialmente atractivos para os residentes locais é o facto da entrada ser gratuita a partir das 6 da tarde de terça-feira a sábado e a partir das 5 da tarde aos domingos.

sol_250Uma das grandes vantagens em viver numa cidade como Madrid é que todos estes lugares de interesse ficam a uma distância que se pode percorrer a pé. Juan Carlos Piedra, originariamente do Equador, aproveita as oportunidades e locais turísticos que Madrid oferece ao longo do caminho.

“A minha parte favorita de Madrid é, na verdade, caminhar na baixa da cidade em Dezembro. A temperatura ambiente é fria, as ruas estão decoradas e há música em todo o lado”. Independentemente da estação do ano, Piedra constata que o seu percurso preferido é “caminhar até a Puerta del Sol, partindo da Plaza Callao e passando pela Calle Preciados”.

A mistura de turistas e nativos passeando ao longo do caminho e os músicos na berma do caminho fazem desta uma pitoresca caminhada no final do dia.
Bernabeo300Mesmo que Madrid tenha definitivamente reconhecidas atracções clássicas, é impossível esquecer que a equipa nacional de futebol de Espanha ganhou o Campeonato Mundial de 2010 e que alberga duas equipas de futebol de topo.

Como resultado, as instalações para o futebol na cidade são de alta qualidade. Carlos Ferreira, de Portugal, fã de futebol e um residente de Madrid desde Março diz que o estádio Santiago Bernabeu – casa da equipa de futebol Real Madrid – é um dos seus lugares favoritos porque representa uma das coisas de que os espanhóis mais se orgulham na sua história recente, a vitória da sua equipa no Campeonato Mundial.

Contudo, o Bernabeu representa mais do que isso, afirma: “É um lugar onde todo o mundo está representado por causa da internacionalidade dos jogadores e adeptos”. Para celebrar o sabor a Espanha durante a JMJ, depois do Santo Padre declarar o evento oficialmente terminado, os peregrinos celebrarão com um jogo de futebol, no estádio Vicente Calderon, entre ex-jogadores de futebol da primeira divisão espanhola.

circulo_de_bellas_artes_300Por vezes, ir aos céus permite uma visão igualmente deslumbrante da cidade. O Circulo de Bellas Artes da cidade é um centro cultural multidisciplinar sem interesses lucrativos. Uma pessoa pode estar certa que encontrará algo que seja apelativo entre a lista de exposições e atuações, no entanto, para muitos a real atração é o terraço no topo do edifício do Circulo.

Benjamin Paz, da Argentina, perito em relações públicas, afirma: “aquele terraço no topo do edifício é encantador”. Apenas a uma pequena distância da Plaza Cibeles, o acesso ao pátio é quase gratuito – 2 euros – e oferece uma vista de quase 360º sobre a cidade assim como uma exposição fotográfica de vários museus de Espanha.

(fonte: madrid11.com)

0 comentários: