8 de julho de 2011

Vou de mala ou mochila?


Tem dúvidas sobre como arrumar sua bagagem, que coisas levar, como se comportar na chegada, que tipo de mala você pode usar e outras assim?
Reunimos dicas de vários viajantes para te ajudar nessa peregrinação.
Menos é mais!
Só leve o que é realmente necessário. Pense no roteiro da sua peregrinação, quantos dias serão, qual clima irá enfrentar e faça uma lista de tudo o que você vai precisar. Como regra geral, se for passar de 10 dias viajando, não leve roupa para mais que 5 dias. No meio do caminho lave e pronto, você tem roupa para mais 5 dias! E lembre-se: se não é útil, pra que levar?
Se você souber que seu grupo vai ficar em uma casa de família é legal levar uma lembrancinha do Brasil para eles. Não precisa ser nada caro ou diífícil de carregar, mas é um gesto muito simpático e sua 'família espanhola' vai lembrar de você sempre.

Separe todas as roupas e objetos da sua lista e coloque em cima da cama, verifique se não tem nada sobrando ou faltando na sua lista, escolha cores básicas - como cinza, preto, branco, caqui – que são mais versáteis. Lembre que um vestido ocupa menos espaço e pesa menos do que a dupla calca jeans + camiseta e uma calça convertível em bermuda (aquelas que tem um zíper perto do joelho) ocupa menos espaço que a dupla calça + bermuda.
Tudo aquilo que ocuparia muito espaço na mala/mochila, como botas/tênis e jaquetas/casacos, deve estar sempre no seu corpo durante os deslocamentos.
Ah, troque os cadarços do seu tênis se estiverem velhos, pode ser difícil achar para comprar em Madrid.
Proteja!
Guarde tudo dentro de sacos plásticos e tente separar peça a peça, ao invés de usar um grande para tudo, ou no máximo use um saco plástico para cada tipo de roupa/objeto.
Os objetos mais sensíveis a pancadas, líquidos e outros perigos do mundo devem ser colocados no meio da mala/mochila, rodeados pelas roupas, meias, etc...
O que levar
  • Roupas: além de dobrá-las direitinho, enrole-as como um canudinho, uma a uma, para facilitar na hora de colocar e tirar da mala/mochila e amassar menos.
  • Calçados: um tênis confortável (e pequeno) ou um par de botas de caminhada e chinelos já está de bom tamanho. Se quiser leve um sapato social (bem macio) e deixe o salto alto em casa.
  • Acessórios e maquiagem: são leves, não ocupam muito espaço na mochila/mala e deixam seu visual em dia. Mas não exagere, de maquiagem leve só base/corretivo, blush, batom e um par de sombras - no máximo!
  • Mini-farmácia: em vários países não podemos comprar remédios direto na farmácia como no Brasil, leve de casa os medicamentos que você costuma usar e acha que vai precisar. Para remédios vendidos somente com receita leve uma declaração recente do seu médico explicando o uso e o motivo. E claro, um kit básico de primeiros-socorros, com gaze, esparadrapo e band-aid.
  • Nécessaire: na sua bolsinha (nécessaire) vão os itens de higiene e cuidado pessoal (seu renew e o protetor solar entram aqui). Usar uma nécessaire que ‘abre e pendura’ e tem vários compartimentos é muito útil, principalmente em banheiros apertados.
  • Toalha/Travesseiro: leve uma toalha pequena e muito absorvente ou fraldas de pano – não ocupam muito espaço – dobre ao meio e então enrole em canudinho (como as roupas). Se estiver molhada é indispensável usar um saco plástico só para a toalha ou então estenda sobre a mochila e prenda bem – ela vai secar durante a caminhada. Se quiser levar um travesseiro escolha um pequeno e leve e que possa ser muito amassado até ocupar pouco espaço na sua mala/mochila.
Como arrumar sua mochila?

Buscamos informações para te ajudar, baixe o folheto aqui, imprima em frente e verso para levar com você, uma coluna do verso está em branco para você colocar informações do seu grupo, ou colar no seu diário de peregrino.
Não gosta de mochila, ou acha muito desconfortável? Sem problemas!
Veja neste vídeo uma forma de arrumar sua mala e viajar com pouca bagagem. Você também pode usar os rolinhos de roupa na mala, é só cuidar para não deixar nenhum espaço vazio.
Se suas coisas ficarem soltas dentro da mala suas roupas vão se amassar durante o percurso, seu desodorante pode vazar, e várias outras 'catastrofes' podem acontecer - abrir sua mala e ver todas as suas roupas molhadas não é legal.
Quando chegar
Não discuta com a imigração e só responda o que te perguntarem, com educação e firmeza. Se você não sabe falar espanhol peça um intérprete para te ajudar na comunicação. Leve impressa toda documentação que a organização da JMJ mandar pra você, bem como a programação e um documento que comprove sua inscrição. É melhor entregar tudo isso para o agente da imigração no aeroporto do que sair correndo desesperado atrás de uma lan-house para comprovar sua peregrinação.
Por favor não saia comendo tudo o que vê pela frente feito uma ema. Se você tem estômago fraco ou alguma alergia alimentar tenha mais cuidado ainda. Um desarranjo intestinal pode acabar com a sua peregrinação (¡e do seu grupo!). Tente comer o que você tem costume, experimente as novidades devagar e vá se adaptando aos poucos.
Voltando pra casa
Comprou muita coisa? Despache via correios. Vai ser mais barato que pagar excesso de bagagem. Cuidado quando for comprar coisas de origem animal e/ou vegetal, pode ser que o país onde você vá passar depois (no seu roteiro ou nas conexões) não permita a entrada desse tipo de artigo. Se quiser muito um chifre de boi, compre e despache pelo correio – assim a vigilância sanitária não barra a entrada da sua lembrancinha no Brasil.
Na hora de arrumar sua mala/mochila para voltar, deixe-a pré-pronta na véspera. Assim você agiliza sua saída, não corre o risco de esquecer alguma coisa, de sair correndo com uma mochila toda descompensada ou mala que cai toda hora e não atrasa seu grupo.
Quer mais dicas? Acesse o fórum Mochileiros e leia mais.
Tem mais dicas ou sobrou alguma dúvida? O espaço de comentários é todo seu!

0 comentários: