29 de agosto de 2011

A beleza da JMJ no ponto de vista de um Jovem Sem Fronteiras


Contemplamos nesta Jornada a beleza da Igreja, não somente a arquitetura ou a grandiosidade dos templos, mas a beleza da fé da juventude. No mundo que vivemos, a força maior é do jovem, isso em todos os aspectos, e na JMJ nunca foi e nunca será diferente.


O nosso querido Beato João Paulo II não criou a JMJ com um simples intuito de juntar jovens do mundo inteiro para fazer algazarra, mas para reunir jovens de diversas nacionalidades e culturas para uma "pedagogia jovem internacional", vamos dizer assim, ou seja, jovens da Alemanha ensinando jovens argentinos como eles evangelizam lá, jovens da Croácia aprendendo com jovens da Guatemala como viver a santidade na juventude, jovens da África ensinando jovens mexicanos a dançar e louvar.

A Jornada é uma grande miscigenação jovem com o fim de unificar a Igreja, as diferenças das várias etnias e a nova evangelização.

Além da beleza da juventude com o Papa, desfrutamos das belezas da Igreja de Madri. Visitamos a linda Basílica de San Miguel onde se encontra uma imagem de Nossa Senhora das Dores que nos trouxe sentimentos muito sinceros de nossa Mãezinha. Dava para ver através das lágrimas da imagem, o sofrimento e a dor daquela que ficou aos pés da cruz, que sofreu com o filho de Deus. No entanto, neste mesmo olhar percebemos a esperança e a paciência da Mãe Santíssima em relação à Ressurreição de seu filho para a redenção de todos.

Coroada, Imaculada, Santa Virgem das Dores intercedei por nós nas nossas mágoas e tristezas.

Assim que chegamos nesta Basílica, encontramos um grupo em oração com as relíquias de Santa Faustina. Quanta graça neste dia! Sentirmos Nossa Senhora e Santa Faustina tão presentes em nossas orações nos fizeram mais fortes e firmes.


Além da juventude do mundo reunida, além do ar de santidade nas ruas de Madri, o que marcou toda a JMJ foi a presença do Papa Bento XVI.

Existia uma grande dificuldade de ter hinos e cantos que fossem comum a muitas nacionalidades, mas os brados mais universais eram: "Benedicto!" e "Esa es la juventud del Papa!". Percebemos quão amor a juventude tem pelo Sucessor de Pedro. Vimos o quanto suas palavras são músicas para os ouvidos da juventude, assim como o Beato João Paulo II.


Como nós, Jovens Sem Fronteiras, também amamos o Papa e queríamos estar o mais próximo dele, conseguimos ficar cerca de 300 metros de onde o Santo Padre recebeu as chaves de Madri, nas Portas de Alcalá.

Enfim, chegamos a seguinte conclusão nesta JMJ:  Cristo + Juventude + Papa + Madri = Pedaço do céu


Att.
Thaisson da Silva Santarém
Jovens Sem Fronteiras


Paz e Bem! Graça e Missão!

0 comentários: