31 de agosto de 2011

Experiência Jovem Sem Fronteiras na Vigília da JMJ



Vigília com o Papa...


Imaginei muitas coisas antes da viagem, porém nada que pensei foi capaz de definir algo perto do que foi a Vigília na JMJ.

2 milhões de jovens representando 195 países, juntos em um lugar muito grande chamado Cuatro Vientos; todos se aglomerando, se organizando, se apertando com um objetivo em comum: Rezar juntos com o Papa!

Sabe quando você lembra de muitas coisas, tantas coisas que passam como se fosse um filme dentro da cabeça?
Comigo foi assim. Vi toda a realidade atual dos jovens, lembrei das bocas de fumo perto de casa repletas de jovens se acabando, lembrei dos jovens sendo presos após o julgamento por homicídio por motivo fútil, lembrei dos jovens no Hospital do Gama em macas ou jogados no chão, vi a juventude prostituída em meio à destruição do próprio corpo através da entrega total ao sexo desenfreado e às mutilações causadas pelos piercings e tatuagens...



Após lembrar disso tudo, olhei para toda aquela multidão... Jovens brincando, rezando, cantando, muito felizes mesmo após andar por kilometros em meio a um sol escaldante, carregando mochilas pesadas e sacos de dormir...
E todos em unidade esperando a vinda do Santo Padre Papa Bento XVI.
Cheguei a me perguntar: Pra quê esperar o Papa? Por que motivo juntar esse tanto de gente? Não vai dar nem pra metade desse povo ver o Papa, por que então?

Percebi que a presença do Papa, o Sucessor de Pedro, traz a confirmação da nossa fé. Além disso, traz um olhar jovem, faz-nos perceber que a Igreja é viva e jovem. Fez com que eu percebesse que a unidade da Igreja se dá no Papa. Por isso é ele quem sofre a perseguição daqueles que querem mudar a Igreja, pois é o Papa quem carrega a responsabilidade de manter firme a fé em Cristo através dos tempos e da Tradição.


A presença do Papa me capacitou a olhar para a dimensão da Igreja com outros olhos, vi que o Papa não é melhor que ninguém, mas para carregar a cruz que lhe foi dada é necessária, em toda Santa Missa e em todos os lugares do mundo, as nossas orações pelo Santo Padre o Papa.

Aí se encontra o cume da unidade! Todos nós em oração por aquele que carrega a todos nós. E isso se dá todos os dias cada um no seu canto do mundo. Agora reunir a parte jovem da Igreja, que é o futuro, com o Papa para rezar...

Quando pensei nisso, vi a grandiosidade deste encontro. Todas as intenções do Santo Padre pelo mundo, unidas às intenções da juventude, com certeza fizeram muitas graças acontecer no mundo inteiro, através da intercessão da Vigília na JMJ.

A quantidade de provações que tivemos e que os organizadores da JMJ também, além do Papa, confirmam a vontade de Deus. Manifestações contra a Jornada, dificuldades para organizar o evento junto com o Governo, problemas para a inscrição de muitos, problemas nos aeroportos, entre muitos outros problemas. No entanto, a quantidade de frutos vindos da Jornada Mundial da Juventude são incontáveis.


Que tempestade foi aquela durante a Vigília?! Derrubou os portões de "Bienvenidos", derrubou capelas, trouxe chuva (ficamos 12 dias em Madrid e era sol de 40° todos os dias e nem sinal de chuva). Mesmo assim, os jovens cantando e dançando na chuva, brincando com o vento, rezando o terço em intenção do Papa envolto de guarda chuvas. Será que isso tudo não foi para testar a nossa fé? Para ver se iríamos fraquejar e desistir de estar ali em oração e evangelização constante?


Na minha opinião sim! E o Senhor teve a confirmação de nossa fé. Não vi ninguém gripado após a Vigília, após receber vento frio e chuva...

Sentimos Jesus de forma muito mais presente do que em qualquer outra ocasião. Através da nova evangelização da juventude, através do Papa e do clero imenso ali representado, através das provações e da força para superá-las, através do amor e alegria demonstrados por todos, através da doação completa dos voluntários, através da paciência para superar os limites e barreiras...


Enfim, Vigília Sem Fronteiras na JMJ-Madrid com 2 milhões de jovens, o Papa e Jesus exposto no Santíssimo Sacramento... Não tem nada melhor, só o céu!

Não esquecerei jamais a cena dos jovens após a benção do Santíssimo... Uns dormindo, outros cantando, outros partilhando, conversando, andando à toa; todos muito alegres, pois o objetivo foi alcançado e a graça dada por Deus.

Só tenho a agradecer a Deus pela oportunidade de participar da Jornada e agradecer pelos dons e frutos, agora utilizar destes para a juventude daqui.

"Esa es la juventud del Papa!"


Att.
Thaisson da Silva Santarém
Jovens Sem Fronteiras

Paz e Bem! Graça e Missão!

0 comentários: