24 de setembro de 2011

As florzinhas de São Francisco Capítulo 31

Como São Francisco conhecia os segredos das consciências de todos os seus frades, um por um. 

Como diz nosso Senhor Jesus Cristo no Evangelho: Eu conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, etc., assim o bem-aventurado pai São Francisco, como bom pastor, sabia por divina revelação todos os méritos e virtudes dos seus companheiros, e assim conhecia seus defeitos. Por isso ele sabia prover a todos com um ótimo remédio, humilhando os soberbos, exaltando os humildes, vituperando os vícios e louvando as virtudes; como se lê nas admiráveis revelações que ele tinha daquela sua família primitiva. 
Entre as quais encontra-se que, uma vez, estando São Francisco com a dita família em um lugar a tratar sobre Deus, eis que Frei Rufino saiu do bosque e passou um pouco longe dele. Então São Francisco, vendo-o, voltou-se para os companheiros e lhes perguntou: “Dizei-me, qual vós achais que é a alma mais santa que Deus tem no mundo?”. Respondendo, eles disseram que acreditavam que era a dele. E São Francisco lhes disse: “Caríssimos frades, eu acho que sou o homem mais vil e indigno que Deus tem neste mundo; mas estais vendo aquele Frei Rufino que está saindo agora do bosque? Deus me revelou que a sua alma é uma das três almas mais santas do mundo; e eu vos digo com firmeza que eu não teria dúvida de chamá-lo São Rufino, ainda vivo, porque sua alma está confirmada na graça e santificada e canonizada no céu por nosso Senhor Jesus Cristo”. E São Francisco nunca dizia essas palavras na presença do dito Frei Rufino. 
Semelhantemente, como São Francisco conhecia os defeitos dos seus frades, compreendeu claramente Frei Elias, a quem repreendeu muitas vezes por sua soberba; e Frei João da Capella, a quem predisse que haveria de se enforcar pela garganta; e aquele frade cuja garganta o demônio mantinha apertada quando era corrigido por sua desobediência. E muitos outros frades, cujos defeitos secretos e virtudes ele conhecia por revelação de Cristo. 
Para louvor de Jesus Cristo e do pobrezinho Francisco. 

0 comentários: