25 de setembro de 2011

As florzinhas de São Francisco Capítulo 33

Como Santa Clara, por ordem do Papa, abençoou o pão que estava na mesa, e por isso apareceu o sinal da santa cruz em cada pão. 

Santa Clara, devotíssima discípula da cruz de Cristo e nobre planta de monsior São Francisco, era de tanta santidade, que não só os bispos e cardeais, mas até o papa desejava com grande afeto vê-la e ouvi-la, e muitas vezes a visitava pessoalmente. 
Entre outras, foi uma vez o santo papa ao mosteiro para ouvi-la falar das coisas celestes e divinas. Estando assim juntos conversando sobre diversas coisas, Santa Clara mandou, no meio tempo, preparar as mesas e colocar sobre elas o pão, para que o santo Padre o abençoasse. Por isso, terminado o colóquio espiritual, Santa Clara ajoelhou-se com grande reverência e lhe pediu que quisesse benzer o pão colocado na mesa. Respondeu o santo Padre: “Irmã Clara fidelíssima, quero que tu abençoes este pão e que faças sobre ele o sinal da santíssima cruz de Cristo, a quem te deste toda”. E Santa Clara disse: “Santo Padre, perdoa-me, pois eu seria digna de grande repreensão e, diante do vigário de Cristo, eu, que sou uma pobre mulherzinha, presumisse dar tal bênção”. E o Papa respondeu: “Para que isto não seja imputado como presunção, mas como mérito da obediência, eu te mando por santa obediência que faças o sinal da cruz sobre estes pães e os abençoes em nome de Deus”. Então Santa Clara, como verdadeira filha da obediência, abençoou com toda a devoção aqueles pães com o sinal da santa cruz de Cristo. Que admirável! De repente apareceu em todos aqueles pães o sinal da cruz entalhado, muito bonito. Então comeram uma parte daqueles pães e guardaram outra parte por causa do milagre. E o santo Padre, quando viu o milagre, pegou um dos pães, agradeceu a Deus e foi embora, deixando Santa Clara com a sua bênção. 
Naquele tempo moravam no mosteiro a Irmã Ortolana, mãe de Santa Clara, e a Irmã Inês, sua irmã, as duas, com Santa Clara, cheias de virtude e de Espírito Santo, e com muitas outras monjas. São Francisco mandava-lhes muitos doentes, e elas os curavam todos com as suas orações e com o sinal da santa cruz. 
Para louvor de Cristo e do pobrezinho Francisco. 

0 comentários: