7 de outubro de 2011

Cruz Peregrina da JMJ e Ícone de Nossa Senhora atraem olhares de muitos jovens na Diocese de Jundiaí


CruzJundiai
A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos máximos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), chegaram à Diocese de Jundiaí na cidade de Salto de Pirapora no Pavilhão das Artes (Concha Acústica) as 19h do último dia 3 de outubro e foram recebidos com muita festa pela juventude que mantiveram o olhar fixo nos Símbolos.
A animação contou com a colaboração do Ministério Kerigma e  do Padre Júlio César de Macedo Souza (Responsável pelo Setor Juventude da Diocese) que trouxe uma mensagem a todos os presentes sobre o significado e a importância da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora que vão percorrer a maior parte das dioceses do Brasil, em preparação a JMJ 2013. Em seguida passou a palavra ao bispo Diocesano Dom Vicente Costa para a celebração de Acolhida da Cruz. A noite encerrou-se com uma vigília das 22h às 24h realizada com os jovens do setor juventude da diocese.
No dia 4 a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora deixaram a cidade de Salto de Pirapora, e chegaram as 11h na Catedral Nossa Senhora do Desterro, na cidade de Jundiaí. Foram acolhidos por jovens dos diversos movimentos, pastorais, padres e familiares que compareceram a Catedral.

cruz_jundia3
Ao meio-dia, o Padre Julio César celebrou uma missa na Catedral de Jundiaí para acolher os símbolos da JMJ na Diocese e contou com a participação de outros sacerdotes da cidade cocelebrando.
Após a Celebração Eucarística, os diversos Movimentos e Pastorais que trabalham com a evangelização da juventude na diocese se revezaram para conduzir os momentos de oração com a juventude e familiares que passaram toda a tarde visitando a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora na Catedral.
Com o encerramento à 18h, na Catedral, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora foram encaminhados para a Cúria Diocesana e dali foram levados por uma multidão de jovens pelas ruas do Bairro Anhangabaú até o Parque da Uva.
A Cruz e o ícone de Nossa Senhora foram recebidos no Parque da Uva com o Show de Dayana Cardoso e da Banda Raah que estavam reunidos com mais de dois mil jovens esperando a chegada dos símbolos.
Lá, o bispo Dom Vicente Costa realizou uma Celebração de Acolhida da Cruz  levando todos os presentes a refletirem sobre o significado da Cruz em suas vidas, lembrando que a Cruz é Sinal de Vitória e não de derrota, que ela participa da Salvação. Dom Vicente lembrou os presentes que a Cruz Peregrina foi dada aos Jovens pelo Beato João Paulo II em 1984 para acompanhar a preparação das JMJs e a partir de 2003, o Ícone de Nossa Senhora juntou-se à Cruz nessa peregrinação. Ele também do tema da próxima JMJ, que será no Rio de Janeiro em 2013:  “Ide e fazei discípulos entre todas as nações!” (Mt 28, 19);
Após a meditação realizada por Dom Vicente Costa, a animação da noite contou com a ajuda do Padre Marcinho junto com a Banda Raah, que foi até ás 22h, quando todos puderam receber a benção do bispo e dos sacerdotes presentes, encerrando a noite.
Na manhã do dia 5 de outubro, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora permaneceram na Paróquia Santo Antonio até as 11h00, onde houve o encerramento da passagem destes Símbolos da JMJ pela Diocese de Jundiaí e logo em seguida foram enviados para a Diocese de Itapetininga.

0 comentários: