18 de outubro de 2011

Cruz renova fé de jovens cristãos

Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora seguem hoje para Ribeirão Preto, após as celebrações realizadas em Bauru





Depois de quase 30 anos percorrendo cidades ao redor do mundo, a Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e o Ícone de Nossa Senhora chegaram pela primeira vez a Bauru, ontem, para renovar o compromisso dos jovens cristãos com a fé e a esperança. Entregues pelo papa João Paulo II à juventude católica como símbolo do amor de Cristo pela humanidade, foram recebidos por uma carreata que percorreu as principais avenidas da cidade.


Depois, foram louvados por fiéis emocionados em uma missa celebrada pelo bispo diocesano Dom Caetano Ferrari, na Universidade Sagrado Coração (USC). Um deles, o professor André Luís Capossoli Ottaviani, 23 anos, conta que a chegada da Cruz e do Ícone, que ficam na cidade até as 19h de hoje, inauguram um novo tempo para a juventude cristã bauruense.


“É a cruz que, um dia, esteve com o papa que, para nós, é um santo. É uma relíquia que representa muito e inaugura um tempo de mudança, para que os jovens possam se encontrar com Deus”, observa. Já a agente de recursos humanos Elaine Ribeiro, 29 anos, comenta que estar perto da Cruz, de alguma maneira, aproxima os fiéis do próprio João Paulo II, morto em 2005.

Para ela, a oportunidade de carregar a peça feita em madeira e com 3,8 metros de altura é uma forma de renovar a esperança e a fé no mundo e nas pessoas. “Mesmo diante da situação mais difícil, não podemos deixar de acreditar. E eventos como este nos ajudam a nunca desistir”, cita ela, que participou da carreata ao lado da irmã, Heloísa Ribeiro, 28 anos.


A agente de viagens Juliana Gaviolli Haro Kucham, 27 anos, também acompanhou todo o trajeto e acompanhou a missa celebrada na USC para testemunhar sua crença em Jesus. ”A Cruz é um símbolo de fé e este é um momento importante para a diocese”, destaca.


O operador de cobranças André Ribeiro, 25 anos, também comemorou a chegada dos dois ícones como forma de fortalecer o movimento de renovação carismática na cidade, marcado pela forte participação de jovens. “O papa João Paulo II mostrou ao mundo que a Igreja é um lugar onde a juventude tem seu espaço. E por esse amor a ele é que todos nós fizemos questão de estar presentes aqui hoje”, destaca.


Após a missa, realizada no Bloco K da USC, houve vigília durante a noite e madrugada. Hoje, às 7h, será celebrada uma nova missa, que abrirá a visitação para a população de Bauru e região.



A cerimônia de despedida da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, que segue às 19h para Ribeirão Preto, terá início às 17h30 com a Via Sacra, seguida pela oração do Angelus e 
cerimônia de envio.


0 comentários: