18 de outubro de 2011

Padre Zezinho é homenageado por cantores católicos



homenagem_padre_Zezinho
Na semana em que o teatro Grande Otelo reabriu para apresentações, a comunidade católica de São Paulo ganhou um grande presente, um show com os jovens cantores do Projeto Louvor Acústico em homenagem aos 45 anos de música e 70 anos de vida do padre Zezinho. O sacerdote foi um dos percursores da musica católica no Brasil com seu jeito simples e profundo de anunciar a Boa Nova de Cristo em canções. Quem não se lembra em sua infância ou juventude das músicas de padre Zezinho nas celebrações da Santa Eucaristia?
O show foi realizado no dia 13 de outubro com as presenças de padre Hewaldo Trevisan que o apresentou, e dos cantores do Louvor Acústico (Márcio Cruz, Gil Monteiro, Simone Vioto, Cleiton Saraiva, Alex Olliveira, Bruno Camurati, Lucimare Nascimento, Abner Santos, Vinícius del Bianco e Olivia Ferreira). Estes jovens ministros de música cantaram os maiores sucessos de padre Zezinho, entre eles: “Alô meu Deus”; “Utopia”; “Um certo Galileu”; “Oração pela família” entre outras. Todas as canções ganharam novos arranjos.

O espetáculo foi assistido por cerca de 300 pessoas, dentre eles os membros da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, à qual Padre Zezinho pertence. Marcaram presença na plateia também os cantores Walmir Alencar (MAV) e Diego Fernandes.
Durante a apresentação, de forma improvisada, padre Zezinho recitou palavras de formação para os novos ministros de música, falando sobre a importância da preocupação em fazer canções que possam atingir desde as crianças até os anciões. Falou também do papel dos padres cantores, para que não percam o foco que é Jesus e seu sacerdócio, e que as músicas e o reconhecimento devem vir por acréscimo, não sendo um padre um ídolo e sim um sacerdote no significado literal.
A emoção foi geral, tanto do público ali presente, como dos músicos e também do idealizador deste evento, o produtor artístico André Simão da gravadora Atração.
Veja a seguir depoimentos dos jovens cantores sobre esta homenagem ao padre Zezinho:
Lucimare Nascimento – “Pe. Zezinho representa para mim um mestre em música católica. Acredito que só conseguimos caminhar quando temos referência, assim como grandes profetas foram inspirados por outros profetas. Padre Zezinho veio a incentivar esta nova geração que está comprometida com a Palavra e com o reino de Deus. Uma geração que não quer divulgar apenas uma imagem, mas sim anunciar o Reino de Deus e fazer a palavra de Deus acontecer. Então, pra mim, segui-lo é exatamente ter um norte para direcionar o meu ministério a um caminho mais seguro. Eu o considero um grande compositor, um grande pregador, enfim... Ele é o cara!”.
Bruno Camurati – “Cantar as músicas do padre Zezinho nesta homenagem significou muito para mim. Eu, que sou compositor também, acredito muito nesta verdade e na simplicidade que as músicas dele trazem, e eu tento seguir esses passos. Acredito que quanto mais simples, mais verdadeiro, mais sincera é nossa música, mais ela chegará às pessoas, porque ela estará falando das coisas mais simples do coração, sem tentar inventar, sem tentar criar nada de diferente, simplesmente falar o que a gente vive nas músicas. Pe Zezinho é um excelente exemplo, eu espero deixar as minhas canções tão simples quanto foram os trabalhos dele que é exemplo para muitas gerações. Estou muito feliz!”
Olivia Ferreira – “Padre Zezinho tem grande influência na minha vida, na minha caminhada, cresci ouvindo as canções dele, e como disse a ele hoje, nós ainda estamos crescendo e aprendendo com suas músicas. Porque ele sempre vem nos trazer algo novo, grandes coisas da parte de Deus.”
Cleiton Saraiva – “Hoje eu vivi uma das maiores emoções da minha vida, poder cantar para o Padre Zezinho, e com ele. É algo que eu sempre sonhei, por que sempre cantei as músicas litúrgicas dele na Santa Missa. Meus pais cantavam, meus avós cantavam e nossa geração jovem ainda canta as músicas de Padre Zézinho, porque são canções que mexem com nossas emoções. É uma alegria enorme, Deus me presenteou neste momento da minha missão. As letras dele são vivas, letras inspiradas na palavra de Deus que não passam. Agradeço as pessoas que vieram prestigiar este evento, e reforço meu sentimento de alegria e gratidão a Deus por este momento. Com certeza hoje dobrarei meus joelhos e agradecerei a Deus por este lindo presente!”
Marcio Cruz – “Falar sobre Padre Zézinho é uma grande responsabilidade, embora ele não goste de ser chamado de um grande ícone, uma grande referência, ele é alguém que nos ensina com cada palavra a conduzir de forma mais coerente a vida e a própria fé testemunhada. Acredito que, além de ele ter um conteúdo gigantesco, ele é alguém que entendeu qual é o lugar do evangelizador dentro da Igreja. Nós vemos muitas pessoas evangelizando, mas são na verdade protagonistas - e, na realidade, o grande protagonista, Aquele que deve estar em evidência, deve ser o próprio Cristo! Analisando a historia da carreira, da missão do Padre Zezinho, vemos que ela não se perde, é continua, os anos se passam e suas obras permanecem, por que ele tem um raciocínio, tem uma visão de evangelização muito além do que as outras pessoas hoje têm do que é a missão do cantor católico.”
Simone Vioto – “É uma honra estar aqui prestando esta homenagem ao padre Zezinho, que é um sacerdote que sempre esteve presente na vida dos católicos e, principalmente, na vida do músico católico. Ele, sendo o pioneiro, foi desbravando o meio musical. A partir dele a música católica tomou um outro rumo, uma outra vertente, uma outra direção. Tenho o Padre Zezinho como uma fonte, onde  busco inspiração, principalmente pela versatilidade. Como ele mesmo disse, ele compõe para idosos, adultos e crianças. Uma das primeiras obras cristãs católicas para crianças foi de autoria do Padre Zezinho. Este lado dele de não se distanciar do foco do músico católico é Deus é algo que nos inspira e nos anima.”

0 comentários: