20 de outubro de 2011

Leituras do Dia

XXIX SEMANA COMUM
(verde - ofício do dia)


Primeira Leitura: Romanos 6, 19-23

Leitura da carta de são Paulo aos Romanos - Irmãos, 19Vou-me servir de linguagem corrente entre os homens, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois, como pusestes os vossos membros a serviço da impureza e do mal para cometer a iniqüidade, assim ponde agora os vossos membros a serviço da justiça para chegar à santidade. 20Quando éreis escravos do pecado, éreis livres a respeito da justiça. 21Que frutos produzíeis então? Frutos dos quais agora vos envergonhais. O fim deles é a morte. 22Mas agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes por fruto a santidade; e o termo é a vida eterna. 23Porque o salário do pecado é a morte, enquanto o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(1)

REFRÃO: É feliz quem a Deus se confia!
1. Feliz o homem que não procede conforme o conselho dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores, nem se assenta entre os escarnecedores. Feliz aquele que se compraz no serviço do Senhor e medita sua lei dia e noite. - R.
2. Ele é como a árvore plantada na margem das águas correntes: dá fruto na época própria, sua folhagem não murchará jamais. Tudo o que empreende, prospera. Os ímpios não são assim! Mas são como a palha que o vento leva. - R.
3. Porque o Senhor vela pelo caminho dos justos, ao passo que o dos ímpios leva à perdição. - R.

Evangelho: Lucas 12, 49-53

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo,49Eu vim lançar fogo à terra, e que tenho eu a desejar se ele já está aceso?50Mas devo ser batizado num batismo; e quanto anseio até que ele se cumpra! 51Julgais que vim trazer paz à terra? Não, digo-vos, mas separação.52Pois de ora em diante haverá numa mesma casa cinco pessoas divididas, três contra duas, e duas contra três; 53estarão divididos: o pai contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora, e a nora contra a sogra. - Palavra da salvação.

0 comentários: