- Batismo (CIC 1212)
Deus, ao criar o homem, concedeu o dom da graça santificante, elevando-o a dignidade de seu filho e herdeiro de céu. Com o pecado original, rompeu-se a amizade do homem com Deus, e alma perdeu a vida da graça. Desde então, todos os homens nascemos com mancha do pecado original (exceto a Virgem Maria ). Deus por sua misericórdia infinita compadeceu-se de nós e enviou-nos o seu filho para nos resgatar do pecado, devolver-nos a amizade perdida e a vida da graça, tornando-nos novamente dignos de entrar na glória celeste. Tudo isto nos concede através do Sacramento do Batismo. 1- Noção
Batismo é um sacramento mediante o qual o homem nasce para a vida espiritual por meio da alusão da água e a invocação da Santíssima Trindade. (CIC 1213 a 1216)
Prefiguração no A. T.: circuncisão (Col 2,11ss), passagem do mar Vermelho (I Cor 10, 12), dilúvio Universal (I Pd 3, 20ss).
No N. T. : Jesus com Nicodemos (Jo 3, 3-5), Jesus ordena aos seus apóstolos que batizem todas as gentes (Mt 28, 18 e 19; Mc 16, 15-16).
Jesus Cristo instituiu o Sacramento do Batismo precisamente quando foi batizado por João, porque então a água foi santificada e recebeu a força santificante. A obrigação de o receber foi por ele estabelecida depois de sua morte (Mc 16, 15)
3- Efeitos do Batismo
3.1 Justificação: - remissão dos pecados e das penas devidas pelos pecados (CIC 1263 e 1264); - Graça Santificante (CIC 1266) 3.2 graça Sacramental: com ela o cristão é capaz de viver dignamente a sua "nova existência", pois renasceu, como nova criatura, semelhante a Cristo que morreu e ressuscitou (Col 2, 12). 3.3 Caráter batismal (CIC 1272) - Implicações do carretar: 1. incorporação ao corpo místico de Cristo, a Igreja, (CIC 1267). 2. Participação no sacerdócio de Cristo, isto é, direito e a obrigação de continuar a missão e sacerdotal do Redentor (CIC 1268 e 1269)
4. Necessidade do Batismo (CIC 1267; Mc 16, 16)
A razão teológica é clara: sem a incorporação em Cristo, a qual se produz mediante o batismo, ninguém se pode salvar, visto que Cristo é único caminho para a vida eterna, só Ele é o Salvador dos homens.
Este meio necessário para a salvação pode ser suprido quando, sem culpa própria não se pode receber o batismo de água; quer pelo martírio (batismo de sangue), quer pela contrição ou caridade perfeita (batismo de desejo) para quem tenha uso da razão.(CIC 1258)
Batismo de desejo: aspiração veemente, quer explicita (p. ex: catecúmenos) quer implícita (p. ex: pagão ou no infiel) de receber o batismo, e esse desejo deve estar ligado à perfeita contrição. Batismo de sangue: martírio de uma pessoa que não recebeu o Batismo, suportando pacientemente a morte violenta por haver professado a fé cristã ou praticado a virtude cristã.
EFEITOS DO BATISMO
Os efeitos do batismo são quatro: a justificação, a graça sacramental, impressão do caráter na alma e a remissão das penas.
A JUSTIFICAÇÃO
Dissemos já que a justificação consiste, quanto ao aspecto negativo, na remissão dos pecados e, quanto ao aspecto positivo, na santificação e renovação interior do homem.
Assim, pois desde que recebido com as devidas disposição, o batismo consegue:
a) A remissão do pecado original e - nos adultos - a remissão de todos os pecados pessoais, quer mortais, quer veniais;
b) A santificação interna, pela infusão da graça santificante, com a qual também se recebem sempre as virtudes teologais - fé, esperança e caridade -, as outras virtudes infusas e os dons do Espírito Santo. Pode-se dizer que Deus toma posse da alma e dirige o movimento de todo o organismo sobrenatural, que já está em condições de obter frutos de vida eterna.
A GRAÇA SACRAMENTAL
Esta graça pressupõe um direito especial a receber os auxílios espirituais necessários para viver cristãmente, como filhos de Deus na Igreja, até alcançar a salvação.
Com essa graça o cristão é capaz de viver dignamente a sua nova existência, pois renasceu, como nova criatura, semelhante a Cristo que morreu e ressuscitou, de acordo com as palavras do Apóstolo: "Com Ele fostes sepultados no Batismo, e também n’Ele fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus, que O ressuscitou dentre os mortos" (Col 2, 12)
O CARÁTER BATISMAL
O batismo validamente recebido imprime na alma uma marca espiritual indelével, o caráter batismal, e por isso este sacramento não se pode repetir.
Como dissemos o caráter sacramental realiza uma semelhança com Jesus Cristo, a qual, no caso do Batismo, implica:
a) A incorporação do batizado no Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja.
b) A participação no sacerdócio de Cristo, isto é, o direito e obrigação de continuar a missão salvífica e sacerdotal do Redentor. Pelo caráter, o cristão é mediador entre Deus e os homens: eleva até Deus as coisas do mundo e dá aos homens as coisas de Deus. Esta participação é dupla:
1) Ativa: santificando as realidades temporais e exercendo o apostolado
2) Passiva: faculdade para receber os outros sacramentos
REMISSÃO DAS PENAS DEVIDAS PELOS PECADOS
É verdade de fé que o Batismo produz a remissão de todas as penas devidas pelo pecado.
Por isso ensina Santo Agostinho que o batizado que partisse desta vida imediatamente após a recepção deste sacramento, entraria diretamente no céu.

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