"Depois de darem colorido à Jornada Mundial da Juventude, em Madri, com o maior número de participantes, jovens brasileiros já se preparam para acolher o próxima encontro, em 2013, a ser realizado no Rio de Janeiro." Revista Família CristãCopa do Mundo em 2014 e Jogos Olímpicos em 2016. O país, finalmente, entrou na agenda dos grandes eventos internacionais. Mas, ainda faltava algo. Criada em 1985 pelo Papa João Paulo II para ser um celebração da fé de jovens de todas a culturas, a JMJ percorreu a Itália. Espanha, Filipinas, Alemanha, França, Canadá, Estados Unidos, Austrália, Argentina e Polônia. Brasil mesmo que é bom, nada... Agora, porém isso mudou. Em agosto, o país de maior população católica do mundo foi confirmado como a sede da JMJ, com data marcada para 23 a 28 de julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro. A exéctativa é que seja a maior de todas as jornadas estima-se receber 5 milhões de peregrinos, enquanto em Buenos Aires, Czestochowa e Madri, receberam, somadas, aproximadamente 4 milhões.
A mobilização em torno da JMJ 2013 já começou. A cruz entregue por João Paulo II aos participantes da primeira Jornada, e que se tornou presente nas demais, já está passando por dioceses do Brasil. Até a Jornada a Cruz Pegrina do Jovens percorrerá 276 dioceses, arquidioceseses e prelazias do país. Pelas 19 capitais que percorrerá, ela também será recebida com celebrações e apresentações musicais. O encerramento da peregrinação será no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), com um hallel, fetival de música católica. Tanta mobilização tem uma razão. O propósito é fazer da Jornada brasileira não um evento solto no tempo e espaço, mas algo que impulsione a evangelização da juventude brasileira e forme jovens apaixonados em se tornar discípulos missionários de Jesus. Antes, durante e depois de seu acontecimento.
"Bote Fé" - É o que já está acontecendo em nosso país. Tem o objetivo de integrar e, sem perder de vista a diversidade, dar unidade e mais aos movimentos, congregações e serviços da Igreja que trabalham com os jovens. "E esse espírito há de permanecer após o término da Jornada em Madrid. Convocamos toda a juventude brasileira a botar fé!" - afima Carlos Sávio da Costa Ribeiro, acessor nacional da CEPJ.
Bote fé jovem, é hora de evangelizar, sabemos que a nossa força jovem unida é capaz de transformar histórias de vida, eventos como esses são um dos alimentos que necessitamos.
É muito bom quando vemos a Igreja dando mais atenção a juventude! É muito bom ser jovme em Cristo! Vamos "botar fé" em Cristo e em nós mesmos, jovens do Brasil. Vamos fazer juntos?
0 comentários:
Postar um comentário