
Os sacramentos do Matrimônio e da Ordem são sacramentos fundamentais da Igreja para realizar pessoas e construir comunidade. São chamados os sacramentos do serviço da comunhão. Tanto os casais, como os sacerdotes são chamados a ser pessoas em relacionamento. O casal vive no seu relacionamento a dois, e o sacerdote no relacionamento com toda a comunidade, ambos com as características do relacionamento de Cristo com sua Igreja.
Para responder ao chamado de Deus e viver plenamente os sacramentos do Matrimônio e da Ordem, casais e sacerdotes necessitam de ajuda mútua. Esta ajuda torna os sacramentos fecundos e desperta novas e santas vocações.
Ao Ministro Consultor de Pastoral Familiar é relevante ver que a Pastoral Familiar começa no núcleo da família, com o sacramento do Matrimônio e é fortalecida quando entra em relação com o ministério sacerdotal, no sacramento da Ordem. Uma das missões específicas da Pastoral Familiar é a de estabelecer cooperação entre ambos os sacramentos, fomentando vivências comuns entre casais e sacerdotes e aprofundando a reflexão sobre os valores cristãos na vida diária e em comunidade.
A Igreja é muito sensível ao testemunho de vida de seus líderes. Os sacerdotes, bispos e religiosos, as pessoas casadas e solteiras, que trabalham pela Igreja, são olhados de perto por todos os fiéis cristãos e pela sociedade. Os casais sacramentados e os sacerdotes vivenciam valores, desafios e dificuldades muito semelhantes. É importante estarem próximos para se evangelizarem e se vitalizarem mutuamente: os casais com sua espiritualidade que consiste em lutar dia a dia pelo seu amor mútuo, pela vivência do perdão, enfrentando as dificuldades naturais com seus filhos, trabalho, relações familiares, etc. e os sacerdotes, através de seu ministério, com seus carismas essenciais de pregação, culto, exercício pastoral e vida comunitária. Estas dimensões, unidas, contribuirão para vivenciar uma relação de amor igual àquela de Cristo com a Igreja. Permitem superar as dificuldades e dar resposta ao chamado a viver os Sacramentos e serem testemunhas dignos para os cristãos.
(Fonte: http://www.sav.org.br)
0 comentários:
Postar um comentário