12 de dezembro de 2011

Testemunho do Jovem Pedro Paulo na JMJ Madrid 2011

Madrid: Uma experiência de amor, fé, persistência e humildade.

Queridos amigos, é com muita alegria a que venho compartilhar com vocês esta imensa felicidade que sinto quando vejo esta cruz e este ícone de nossa senhora, símbolos da JMJ.

Nossa diocese enviou a Madrid cerca de 400 jovens, dentre estes eu me encontrava feliz e honrado em ter a oportunidade de peregrinar, e viver o verdadeiro amor de Deus junto com jovens do mundo inteiro, com o mesmo objetivo.

Em toda a nossa vida somos surpreendidos por provações diante de grandes sonhos, na preparação da JMJ, não foi diferente. desde o primeiro instante que eu fiquei sabendo deste evento,numa reunião do setor juventude da capelinha, dentro de mim algo mais forte gritava, e eu tinha a certeza que estaria presente na JMJ.

Começamos a nos preparar, de inicio éramos um grupo de 8 pessoas, logo éramos 3, e aqueles 3 permaneceram firmes ,eu dentre estes particularmente me sentia assim também, firme e estava disposto a lutar para realizar este imenso sonho.

Mas há provações que nos colocam abaixo de tudo se não estivermos preparados para lutar. Nesta minha preparação passei pela maior provação ,e pela maior dor que eu já havia sentido na minha vida, no dia 1 de fevereiro deste ano, minha querida e amada mãe,veio a falecer, de uma forma que eu não conseguia entender por que, ela era a rocha que me sustentava, ela era a pessoa mais importante e que mais me dava força para lutar por este e por todos os sonhos que com ela eu compartilhava, minha mãe falava que queria que todos os seus filhos realizassem seus sonhos, em um certo dia ela disse para mim: PEDRO PAULO EU VOU REZAR POR VOCÊ TODOS OS DIAS, EM QUE ESTIVER EM MADRI.

Esta frase me emociona, pois foi o que me impulsionou a seguir em frente, pois após a morte da minha mãe, para mim tudo havia terminado, não havia mais sentido em nada, lutar já era em vão, era como se nada fosse verdadeiro e tudo o que eu já havia vivido não passava de uma enorme ilusão. Mas aquilo que ela me falou me deu impulso a seguir, com as orações dela.

Mas com pensamento firme e as boas lembranças da minha mãe, eu me sentia na obrigação de completar este sonho que não era só meu, minha mãe também tinha este sonho de que seu filho realizar-se e sentir-se feliz.

Continuei firme, continuei lutando por isso,neste tempo houve também muitas outras dificuldades,no entanto nada maior que o amor de Deus e o apoio dos amigos,grandes amigos,para passarmos por todos os obstáculos. Com muita firmeza e persistência, estava pronto para viajar, muito emocionado ,feliz e com um pouco de medo do avião,mas pelo contrario que eu imaginava, pois aquilo que eu tanto sonhei estava se realizando.

Em Madrid foram muitos os momentos emocionantes que vivi, desde a chegada ao aeroporto ate as ultimas palavras do Papa na missa do dia 21 de agosto.

Em especial destaco aqueles que me tocaram mais profundamente.


A chegada:

No instante em que chegamos a Madrid, na tarde do dia 15, já fomos recebidos por um imenso numero de pessoas nos saudando e nos dando boas vindas, com mensagens e muita euforia, aquele momento foi de muita emoção, pois estávamos chegando ao nosso sonho, àquilo que almejávamos estava se concretizando de uma forma que superava todas as expectativas, chegamos tivemos a missa de abertura no dia 16 às 20h00min,celebrada pelo bispo de Madrid,muitos ensinamentos em todos os dias de catequeses, muita emoção em receber o Papa no dia 18, e vê-lo de muito perto, de escutar suas palavras, de celebrar com ele a via sacra, no dia 19, uma imensa alegria em caminhar pelas ruas de Madrid, escutando numa só voz, jovens aclamando “esta es la juventud de el papa!!!” a juventude de cristo.


Um dos momentos marcantes e muito emocionante, foi a Noite em Cuatro Vientos:

Saímos do colégio numa felicidade imensa com destino a cuatro vientos, um aeródromo em que teríamos na noite de sábado a vigília de adoração com o papa e missa de encerramento no domingo pela manha. Mais uma vez a emoção tomou conta de nos quando iniciou a vigília e junto uma tempestade,que o papa fez questão de ressaltar que era uma tempestade de bênçãos.Uma frase marcante naquela noite foi quando o papa nos disse que deveríamos ser firmes em meio os problemas da vida como fomos ,com a tempestade ,permanecemos firmes pois estávamos dispostos a tudo,dessa forma somos convocados a estar sempre firme na Fe,quebrando e enfrentando os obstáculos,E as frases do santo padre nos impulsionava ainda mais a permanecer firme no amor,quando ele nos fala”vossa força e maior que a chuva,vivemos uma aventura juntos.


Missa de encerramento em Cuatro Vientos.

Dormimos em cuatro vientos uma noite perfeita, e reflexiva,com poucas horas de sono, onde podemos perceber que para evangelizar, para anunciar Jesus, devemos sair do comodismo, e ir ao encontro de cristo, humildemente.A noite que passamos em cuatro vientos,nos fez refletir que não necessitamos de muito pra estar com Jesus,ele esta presente no mais humilde possível.

Por volta das 09h40min da manha do domingo iniciamos a missa de encerramento, naquele que foi chamado de “O maior templo do mundo”. Uma celebração cheia de bênçãos e momentos marcantes.

Sabia que ali estava encerrando apenas o evento, mas com o compromisso de que meus irmãos necessitam de mim, necessitam de encontrar com cristo. Para isso algo muito importante foi proclamado pelo Papa, que nos convidou a dar testemunho de nossa Fe com as seguintes palavras: "O MUNDO NECESSITA DO TESTEMUNHO DA VOSSA FÉ". E nos lembrou também que somos enviados por Cristo como discípulos e missionários, para que dando nosso testemunho, possamos ser fermento de novos cristãos.

Amem.

0 comentários: