12 de abril de 2012

Jornada Arquidiocesana de Juventude de Porto Alegre reúne quase mil jovens


O domingo de ramos foi o grande dia de encontro dos jovens na segunda edição da Jornada Arquidiocesana de Juventude (JAJ), da Arquidiocese de Porto Alegre. O encontro superou as expectativas da organização e reuniu quase mil jovens na Catedral Metropolitana e no Colégio La Salle Dores. Inspirado no salmo 24, o encontro teve como tema: “É assim a geração dos que procuram o Senhor”.


jaj_poa
A JAJ reuniu jovens dos vicariatos da Arquidiocese: Gravataí, Guaíba, Porto Alegre e Canoas. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Arcebispo Dom Dadeus Grings. Lembrando os ícones da Jornada Mundial da Juventude, alguns jovens conduziram uma enorme cruz e o quadro de Nossa Senhora pela Catedral e, após a missa, os ícones foram levados em procissão orativa até o Colégio La Salle. A oração dos jovens quebrou o silêncio da manhã do domingo no centro de Porto Alegre.

Missa
A Celebração eucarística iniciou às 9h30min com a condução da cruz e ícone de Nossa Senhora. A Catedral estava lotada. Na homilia para os jovens, Dom Dadeus destacou a presença da cruz para a comunidade cristã, lembrando “grandiosa vitória da cruz como uma vitória do bem. Esta humanidade está marcada com um cruz no meio. A cruz, embora tenha produzido o sofrimento, também representa a salvação” destacou.
Enfatizando a simbologia da cruz, o arcebispo metropolitano disse que Jesus carregou a culpa dos filhos de Deus para dizer que sempre há uma saída para este mundo: “As vezes carregamos a nossa cruz sozinho, mas Jesus vai a nossa frente para que possamos vencer com Ele. Queridos jovens, é preciso perceber essa presença de Deus em nossas vidas para irradiá-la ao mundo”




0 comentários: