24 de abril de 2012

Leituras do dia



III SEMANA DA PÁSCOA
(branco - ofício do dia)

Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos 7, 51; 8, 1 
Leitura dos Atos dos Apóstolos  - Naqueles dias, Estêvão disse ao povo, aos seus anciões e aos doutores da lei:  51Homens de dura cerviz, e de corações e ouvidos incircuncisos! Vós sempre resistis ao Espírito Santo. Como procederam os vossos pais, assim procedeis vós também! 1Naquele dia começou uma grande perseguição contra a igreja de Jerusalém. E todos, com exceção dos apóstolos, se dispersaram pelas regiões da Judéia e da Samaria. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(30)

REFRÃO: Em vossa mãos, Senhor, entrego o meu espírito.
1. Inclinai para mim vossos ouvidos, apressai-vos em me libertar. Sede para mim uma rocha de refúgio, uma fortaleza bem armada para me salvar. Pois só vós sois minha rocha e fortaleza: haveis de me guiar e dirigir, por amor de vosso nome. - R.

2. Em vossas mãos entrego meu espírito; livrai-me, ó Senhor, Deus fiel. - R.
3. Detestais os que adoram ídolos vãos. Eu, porém, confio no Senhor. - R.
4. Exultarei e me alegrarei pela vossa compaixão, porque olhastes para minha miséria e ajudastes minha alma angustiada. - R.
5. Mostrai semblante sereno ao vosso servo, salvai-me pela vossa misericórdia. - R.
6. Sob a proteção de vossa face os defendeis contra as conspirações dos homens. Vós os ocultais em vossa tenda contra as línguas maldizentes. - R.


Evangelho: João 6, 30-35


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo,30Perguntaram eles: Que milagre fazes tu, para que o vejamos e creiamos em ti? Qual é a tua obra? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, segundo o que está escrito: Deu-lhes de comer o pão vindo do céu (Sl 77,24).32Jesus respondeu-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu, mas o meu Pai é quem vos dá o verdadeiro pão do céu;33porque o pão de Deus é o pão que desce do céu e dá vida ao mundo.34Disseram-lhe: Senhor, dá-nos sempre deste pão! 35Jesus replicou: Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede. - Palavra da salvação.

0 comentários: