24 de abril de 2012

Programação oficial do Bote Fé em São Luís (MA)



ARQUIDIOCESE DE SÃO LUIS DO MARANHÃO
SETOR JUVENTUDE ARQUIDIOCESANO



PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO BOTE FÉ – EVENTO DE ACOLHIDA DA CRUZ E DO ÍCONE DE NOSSA SENHORA, SIMBOLOS DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE. (27 A 30 DE ABRIL DE 2012)
DIA 27/04 – SEXTA FEIRA:
10h00minh – CONCENTRAÇÃO NO PORTO DA PONTA DA MADEIRA ( Terminal do Ferry-boat). Este momento de espera da Cruz e do Ícone, será animado pela Comunidade Ebenezer com cantos, intercalados com reflexões sobre a realidade da juventude ( em forma de teatro).
11h00minh – CHEGADA DA CRUZ E DO ICONE DE NOSSA SENHORA: - Representantes de todas as Pastorais e movimentos da Arquidiocese receberão os símbolos, que serão entregues por jovens da Diocese de Pinheiro.  RECEPÇÃO COM AS AUTORIDADES: após ser entregue as agentes de pastorais, a Cruz e o ícone, serão conduzidos até o palco montado no pátio do terminal, onde serão recepcionados pelas autoridades civis e religiosas ali representadas.  Segue-se a fala do Arcebispo Metropolitano, do Prefeito, da Governadora etc... ( momento breve)
12h00minh– SAIDA EM CARREATA: A Cruz deixa o porto em direção a Universidade Federal do Maranhão, conduzida pelo carro do Corpo de Bombeiros acompanhado pela juventude em carreata.
13h00minh-CHEGADA NA UFMA:  Recepção da Cruz e do Ícone pelo Reitor, pelos funcionários e alunos da instituição. Uma breve reflexão sobre o papel da Universidade, suas contribuições sociais, sua função transformadora. Aqui será feito um histórico da UFMA como uma das contribuições da Igreja do Maranhão. Serão feitas homenagens e lembrados os nomes dos pioneiros do ensino superior na ilha de São Luis. Segue-se uma Benção Solene com a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora á instituição.
A carreata deixa a UFMA em direção a Catedral Metropolitana.

15h00minh – CHEGADA NA CATEDRAL: A Cruz e o Ícone serão entronizados na Catedral, onde após um momento de Animação, será apresentado um histórico das  Jornadas Mundiais da Juventude, com imagens de todas as JMJ. Segue este momento, a apresentação de todos os hinos das JMJ, nas varias línguas, cantados pelo Ministério de Musica da Comunidade Shalom. VENERAÇÃO DA SANTA CRUZ.
17h30minh – CELEBRAÇÃO EUCARISTICA: Presidida por Dom Jose Carlos Chacorowisk – Bispo Auxiliar.
19h00minh – VISITAÇOES: momento para fotos, imprensa etc..
21h00h- RECITAÇÃO DO TERÇO – Legião de Maria Juvenil e demais seguimentos.
22h00h- CATEQUESES: (momentos de reflexão dos movimentos e pastorais juvenis)
22h às 23h- Caminho Neo-Catecumenato
23h às 00h- Pastoral Catequética
00h ás 01h- Movimento Eucarístico Jovem (MEJ)
01h às 02h- Ministério  Jovem da RCC
02h às 03h – Pastoral da Juventude
03h às 04h – Serviço de Animação Vocacional (SAV)
04h às 05h- Fraternidade O Caminho
05h às 06h – Juventude Missionária
DIA 28/04 – SÁBADO

06h30minh – SAIDA PARA BACABEIRA: A cruz deixará a Catedral e seguirá à Bacabeira, onde será recepcionada pelos padres e pela juventude  da Forania São Benedito.
Durante toda a manha a Forania estará desenvolvendo atividades com a juventude, com a presença dos símbolos da JMJ.
12h00minh – SAIDA DE BACABEIRA:
14h00minh – PENITENCIARIA DE PEDRINHAS: A Cruz e o Ícone da Mãe de Deus visitarão o presídio São Luis, numa perspectiva de aproximação da realidade carcerária vivida em nosso Estado. Uma breve reflexão sobre a conjuntura do sistema carcerário e um ato litúrgico marcará esta passagem da Cruz no presídio. A Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese e a Pastoral Carcerária, são referenciais para esta visita.
Segue-se em carreata até o hospital Aldenora Bello.
16h00minh – HOSPITAL ALDENORA BELLO:  Tendo em vista o tema da Campanha da CF 2012 (Fraternidade e Saúde Publica) a Cruz e o Ícone , visitam a Fundação Antonio Jorge Dino – Hospital de Referencia do Câncer no Maranhão – Aqui será realizado uma celebração  de Benção dos Enfermos e a Consagração a Nossa Senhora ( Referencias: Pastoral da Saúde, Capelania do Hospital, Pe Haroldo, Paróquia de S. Vicente, Santuário da Conceição).
A partir das 16h bandas farão animação no Castelinho, preparando a acolhida da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora.
18h00minh – CHEGADA DA CRUZ NO CASTELINHO: (Queima de fogos), animações...!
18h30minh – SANTA MISSA – Celebração Eucarística presidida por sua Excelência Reverendíssima Dom José Belisario da Silva, Arcebispo Metropolitano de São Luis. Concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Jose Carlos, demais Bispos do Regional NE 5 (Maranhão) e pelo Clero Arquidiocesano.
21h00minh- SHOW DE ABERTURA: HOMENAGEM A JOÃO PAULO II ( COMUNIDADE SHALOM).
21h30mimh- SHOW COM BANDAS LOCAIS: vários ministérios de musicas, formando uma única banda, farão apresentação por meia hora. Hino Oficial da peregrinação da Cruz...

SHOWS:

22h00mimh- Zé Vicente 
22h40mimh-Davidson Silva
23h20mimh- Via 33
00h00mimh- Pe Reginaldo Manzotti.
01h00mimh- Encerramento dos Shows.


01h30mimh- Saída em caminhada luminosa levando a Cruz e o Ícone para a Igreja de São Raimundo Nonato no Barreto. (a Comunidade assumirá a Vigília até as 7h da manha).

Alvorada as 6h00mimh – queima de fogos – fanfarras – musicas etc..


DIA 29/04 – DOMINGO:
07h30mimh- Saída em carreata rumo a Igreja de São João Batista-Recanto dos Vinhais.
08h00mimh- CHEGADA NA IGREJA DO RECANTO: A Igreja de São João Batista é referencia histórica da chegada do Evangelho na Ilha de Upaon-Açú. Por ocasião do Jubileu dos 400 anos da presença do Evangelho, a Cruz Peregrina e o Ícone da Santíssima Virgem visitam o templo onde se iniciou a  missão no maranhão.
09h00mimh- SANTA MISSA _ Paróquia de Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil – comunidade local. Pe Claudio Correa.
10h00mimh-INAUGURAÇÃO DO CRUZEIRO – Marco comemorativo da passagem da Cruz da JMJ na Igreja de São João Batista e do Jubileu dos 400 anos.
10h30mimh- Saída em direção a Avenida Litorânea.
11h00mimh- CARREATA NA LITORANEA – BOTE FÉ NA VIDA: manifesto pró-vida, denunciando todas as formas de degradação e desrespeito da vida humana na sociedade e no planeta. Referencial: Movimento Pro- vida, Campanha SOS vida no Transito (Maçonaria), Caritas Brasileira, Comitê Dorothy dentre outros... Panfletagem, abordagens, depoimentos , musicas etc..

12h00mimh- Concentração no Parquinho da LITORÂNEA. (Encerramento do ato publico com breves depoimentos).

Segue-se em carreata até o Comando Geral da Policia Militar do Maranhão.

12h30mimh-  ACOLHIDA DA CRUZ NO COMANDO GERAL DA POLICIA MILITAR – HOMENGENS Á CRUZ PEREGRINA E AO ICONE DA SANTISSIMA VIRGEM.
13h00mim- ALMOÇO – almoço partilhado com os peregrinos. (pátio da policia militar)

14h00mim- Saída em Carreata em direção a Igreja de São Francisco no Bairro São Francisco.

14h30mim- CONCENTRAÇÃO EM FRENTE A IGREJA:  (animação com os trios e distribuição dos lenços brancos para a caminhada)

15h00mim- INICIO DA PEREGRINAÇÃO DOS JOVENS COM CRUZ E O ICONE DE NOSSA SENHORA – ATRAVESSANDO A PONTE JOSE SARNEY EM CAMINHADA RUMO A CATEDRAL METROPOLITANA – UM MANISFESTO PELA PAZ SOB O SINAL DA CRUZ DE CRISTO E  A COMPANHIA DA VIRGEM MARIA . (ao longo da caminhada, músicas, orações pela paz na cidade, animação com os trios).

16h30mim- CHEGADA DA CATEDRAL – INAUGURAÇÃO DO BUSTO DO PAPA JOÃO PAULO II- “Ao Papa dos Jovens, por ocasião da peregrinação da Cruz da JMJ e do Ícone da Virgem Santíssima, no Jubileu dos 400 anos da presença do Evangelho no Maranhão do Ano da Graça do Senhor de 2012”

O busto do Santo Padre será colocado em frente ao Palácio Arquiepiscopal, sede do governo Arquidiocesano.

17h30mim- SANTA MISSA – Celebração Eucarística de Envio- Domingo do Bom Pastor – Referencial: OSIB, CRB, SAV – Benção Solene com a CRUZ e o Ícone de Nossa Senhora.






0 comentários: