24 de abril de 2012

Madre María Inés Teresa Arias é a primeira beata mexicana do século XXI



No último sábado, 21 de abril, foi realizada na Basílica de Guadalupe, na Cidade do México, capital mexicana, a beatificação da quarta beata mexicana da história e primeira deste século, a Madre María Inés Teresa Arias, fundadora das Missionárias Clarissas do Santíssimo Sacramento.

Este evento, esperado por 19 anos, foi celebrado por mais de 5 mil membros da família Inesiana ao redor do mundo. Esta família, resultado das cinco fundações realizada pela monja contemplativa, é composta pelas Missionárias Clarissas do Santuário Sacramento, Missionários de Cristo para a Igreja Universal, Van-Clar, Missionárias Inesianas Consagradas, Grupo sacerdotal Maria Inés, Família Eucarística e numerosos leigos.

Os festejos pela nova beata mexicana tiveram início desde a tarde de sexta-feira, 20, com as Vésperas Solenes em que foi feita uma representação da vida e obra de Madre María Inés e um Momento de oração cantada em diversas línguas com a participação de membros de todas as regiões do mundo, presentes na Cidade do México especialmente para esta ocasião.

A cerimônia de beatificação foi presidida pelo prefeito da Congregação das Causas dos Santos, que representou o Papa, Cardeal Angelo Amato. O evento contou ainda com a presença do bispo da Diocese de Yokahama, no Japão, Dom Rafael Masahiro Umemura, que quis estar presente "para agradecer a Deus e a Madre que enviou as primeiras missionárias ao Japão, quando mais se necessitava".

Na ocasião, como informou a superiora da ordem, Madre María Guadalupe Salinas, todas as casas da congregação, em diferentes partes do mundo, se uniram em missa especial à celebração.

Para a vigária geral da Congregação, irmã Martha Gabriela Hernández Martín del Campo, a beatificação é um compromisso maior para retomar em profundidade a doutrina da Madre María Inés, "para compartilhar com o maior número de pessoas possíveis esta espiritualidade que agora pertence a toda a Igreja, para continuar o caminho, mas com maior ardor, radicalidade, alegria e atualidade".

A respeito de Madre María, irmã Martha ainda destacou que, através de seus filhos espirituais, a nova beata mexicana transmite "uma mensagem de esperança, de alegria, que diz a nossos irmãos que se pode viver em espírito de família e que há muitas coisas positivas em cada pessoa. Que toda a circunstância prazerosa, ou difícil, pode nos levar a Deus e que vivendo em intimidade com a Santíssima Virgem se alcança a graça de amar mais o Senhor e o próximo".

Por sua vez, a postuladora da causa, irmã Silvia Búrnes Sánchez, comentou que a futura beata é um exemplo a seguir. "A Eucaristia e o amor a Maria que foram o centro de sua vida, sua vocação para a oração, para as almas e para a cruz", disse.

"Seu zelo missionário, sua oração constante, o exercício heroico de todas as virtudes que a levaram pelo mundo inteiro com o lema paulino: 'É urgente que Cristo reine', doando assim seu carisma missionário à Igreja", acrescentou irmã Silvia.

A grande Família Inesiana se encontra espalhada pelo México, Japão, Estados Unidos, Costa Rica, Indonésia, Serra Leoa, Itália, Espanha, Nigéria, Irlanda, Coreia, Alemanha, Índia, Rússia e Argentina. Apenas no México, a Congregação conta com 17 casas, incluindo a Casa Madre.

A ordem realiza trabalho na Pastoral Educativa, atendendo 8 colégios: na Pastoral Profética e Social; e na Pastoral de Santidade. Também realizada trabalhos através dos meios de comunicação, com um programa televisivo semanal pelo canal María Visión, que se intitula "Vivir para Cristo"; e com vários programas de rádio.



0 comentários: