24 de julho de 2012

Leituras do dia


XVI SEMANA COMUM*
(verde - ofício do dia)

Primeira Leitura: Miquéias 7, 14-15.18-20 
Leitura da profecia de Miqueias - 14Conduzi com o cajado o vosso povo, o rebanho de vossa herança que se encontra espalhado pelas brenhas, para o meio de vergéis; que ele paste como outrora em Basã e em Galaad. 15Como nos dias em que saístes do Egito, fazei-nos ver prodígios. 18Qual é o Deus que, como vós, apaga a iniqüidade e perdoa o pecado do resto de seu povo, que não se ira para sempre porque prefere a misericórdia? 19Uma vez mais, tende piedade de nós! Esquecei as nossas faltas e jogai nossos pecados nas profundezas do mar! 20Mostrai a vossa fidelidade para com Jacó, e vossa piedade para com Abraão, como jurastes a nossos pais desde os tempos antigos! - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial(84) 
REFRÃO: Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade.
1. Fostes propício, Senhor, à vossa terra; restabelecestes a sorte de Jacó. A iniquidade de vosso povo perdoastes, foram por vós cobertos seus pecados. Aplacastes toda a vossa cólera, refreastes o furor de vossa ira. - R.
2. Restaurai-nos, ó Deus, nosso salvador, ponde termo à indignação que tínheis contra nós. Acaso será eterna contra nós a vossa cólera? Estendereis vossa ira sobre todas as gerações? - R.
3. Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia, e dai-nos a vossa salvação. - R.

Evangelho: Mateus 12, 46-50 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo,46Jesus falava ainda à multidão, quando veio sua mãe e seus irmãos e esperavam do lado de fora a ocasião de lhe falar. 47Disse-lhe alguém: Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar-te. 48Jesus respondeu-lhe: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? 49E, apontando com a mão para os seus discípulos, acrescentou: Eis aqui minha mãe e meus irmãos.50Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe. - Palavra da salvação.

0 comentários: