25 de agosto de 2012

Leituras do dia


XX SEMANA COMUM*
(verde - ofício do dia da IV semana)

Primeira Leitura: Ezequiel 43, 1-7 
Leitura da profecia de Ezequiel - 1Fui então conduzido ao pórtico oriental, 2e eis que a glória do Deus de Israel chegava do oriente, com ruído semelhante ao ruído das muitas águas, enquanto a terra resplandecia com seu clarão. 3A visão que eu contemplava então recordava-me a que me havia aparecido quando eu tinha vindo para a destruição da cidade, e a que me havia aparecido nas margens do Cobar. Caí com a face em terra. 4A glória do Senhor penetrou no templo pela porta oriental. 5O espírito levou-me e transportou-me ao átrio interior: eis que o templo estava cheio do resplendor do Senhor. 6Ouvi, então, que alguém me falava do interior do templo, enquanto o homem se conservava (sempre) a meu lado. 7Filho do homem, disse-me (a voz), é aqui o lugar do meu trono, o lugar onde pus a planta dos meus pés, minha morada definitiva entre os israelitas. De hoje em diante, nem o povo de Israel, nem seus reis profanarão mais o meu santo nome pelas suas fornicações nem pelos cadáveres de seus reis, seus lugares altos, - Palavra do senhor.


Salmo Responsorial(84) 
REFRÃO: A glória do Senhor habitará em nossa terra.
1. Quero ouvir o que o Senhor irá falar: / é a paz que ele vai anunciar; / Está perto a salvação dos que o temem, / e a glória habitará em nossa terra. -R.
2.
 A verdade e o amor se encontrarão, / a justiça e a paz se abraçarão; / da terra brotará a fidelidade, / e a justiça olhará dos altos céus. -R.
3.
 O Senhor nos dará tudo o que é bom, / e a nossa terra nos dará suas colheitas; / a justiça andará na sua frente / e a salvação há de seguir os passos seus. -R.

Evangelho: Mateus 23, 1-12
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo,1Dirigindo-se, então, Jesus à multidão e aos seus discípulos,disse: 2Os escribas e os fariseus sentaram-se na cadeira de Moisés. 3Observai e fazei tudo o que eles dizem, mas não façais como eles, pois dizem e não fazem.4Atam fardos pesados e esmagadores e com eles sobrecarregam os ombros dos homens, mas não querem movê-los sequer com o dedo. 5Fazem todas as suas ações para serem vistos pelos homens, por isso trazem largas faixas e longas franjas nos seus mantos. 6Gostam dos primeiros lugares nos banquetes e das primeiras cadeiras nas sinagogas. 7Gostam de ser saudados nas praças públicas e de ser chamados rabi pelos homens. 8Mas vós não vos façais chamar rabi, porque um só é o vosso preceptor, e vós sois todos irmãos. 9E a ninguém chameis de pai sobre a terra, porque um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Nem vos façais chamar de mestres, porque só tendes um Mestre, o Cristo. 11O maior dentre vós será vosso servo.12Aquele que se exaltar será humilhado, e aquele que se humilhar será exaltado. - Palavra da salvação.

0 comentários: