17 de setembro de 2012

A Santa Missa: Ritos Iniciais


A celebração da Santa Missa é uma ação ritual e como tal está marcada por uma estrutura fixa e partes bem definidas que compõem, de modo harmônico, toda celebração e por isso mesmo a identifica ao longo dos séculos.

Ritos Iniciais

O primeiro ato é o canto de entrada que acompanha a procissão do celebrante até o altar. O canto embeleza e soleniza a celebração principalmente quando todos juntos exprimem a unidade da assembleia reunida em nome de Cristo. Daí a necessidade de ser criterioso na escolha dos cantos litúrgicos para que não sejam contrários à função que devem exercer.

Após o beijo, no qual o sacerdote em sinal de profundo e amoroso respeito exprime a atitude de veneração do altar, sinal do Cristo, traçamos o sinal da cruz sobre nosso corpo relembrando nosso batismo e reconhecendo nossa fé no Deus uno e Trino. Na saudação inicial, o sacerdote acolhe a assembleia com palavras que remetem às Cartas do apóstolo Paulo e que vão além de um simples cumprimentar-se mutuamente, trata-se de uma assembleia de batizados reunida em nome de Cristo.


Com o Ato penitencial somos convidados a reconhecer nossos pecados e pedir a misericórdia divina através da invocação do Senhor através da fórmula Kyrie eleison, expressão grega que significa Senhor tende piedade de nós. Em seguida o Hino do Glória pode ser recitado ou cantado sempre aos domingos e solenidades, exceto no advento e quaresma. Seu texto não pode ser modificado, pois trata-se de um hino no qual a Igreja glorifica e suplica a Deus e ao Cordeiro, não é um hino trinitário simplesmente.

Oração do dia ou coleta, como pode ser chamada, conclui os ritos iniciais. É a oração que o sacerdote faz em nome de toda a Igreja. É precedida pelo silêncio que deve recordar o fato de estarmos na presença de Deus e ao mesmo tempo para que façamos nossos pedidos. Desse modo sacerdote eleva a Deus esta oração como porta-voz do povo. Na liturgia romana encontramos geralmente essa oração como uma súplica a Deus por Cristo no Espírito Santo. Os fieis com o amém assumem como própria esta oração e se preparam para escutar a Palavra de Deus

Por Pe. Paulo Alves
(Artigo retirado da 9ª edição da Revista Brasília Católica)


0 comentários: