18 de setembro de 2012

Leituras do dia


XXIV SEMANA COMUM
(verde - ofício do dia)

Primeira Leitura: 1º Coríntios 12, 12-14.27-31 
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios - Irmãos, 12Porque, como o corpo é um todo tendo muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. 13Em um só Espírito fomos batizados todos nós, para formar um só corpo, judeus ou gregos, escravos ou livres; e todos fomos impregnados do mesmo Espírito. 14Assim o corpo não consiste em um só membro, mas em muitos.27Ora, vós sois o corpo de Cristo e cada um, de sua parte, é um dos seus membros. 28Na Igreja, Deus constituiu primeiramente os apóstolos, em segundo lugar os profetas, em terceiro lugar os doutores, depois os que têm o dom dos milagres, o dom de curar, de socorrer, de governar, de falar diversas línguas. 29São todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? 30Fazem todos milagres? Têm todos a graça de curar? Falam todos em diversas línguas? Interpretam todos? 31Aspirai aos dons superiores. E agora, ainda vou indicar-vos o caminho mais excelente de todos. - Palavra do senhor.

Salmo Responsorial(99)
REFRÃO: Nós somos o seu povo e seu rebanho.
1. Aclamai o Senhor, ó terra inteira, + servi ao Senhor com alegria, / ide a ele cantando jubilosos! -R.2. Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, +  Ele mesmo nos fez, e somos seus, / nós somos seu povo e seu rebanho. -R.3. Entrai por suas portas dando graças, +  e em seus átrios com hinos de louvor; / dai-lhe graças, seu nome bendizei! -R.
4. Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, +  sua bondade perdura para sempre, / seu amor é fiel eternamente! -R. 


Evangelho: Lucas 7, 11-17
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo,11No dia seguinte dirigiu-se Jesus a uma cidade chamada Naim. Iam com ele diversos discípulos e muito povo. 12Ao chegar perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto a ser sepultado, filho único de uma viúva; acompanhava-a muita gente da cidade. 13Vendo-a o Senhor, movido de compaixão para com ela, disse-lhe: Não chores! 14E aproximando-se, tocou no esquife, e os que o levavam pararam. Disse Jesus: Moço, eu te ordeno, levanta-te. 15Sentou-se o que estivera morto e começou a falar, e Jesus entregou-o à sua mãe. 16Apoderou-se de todos o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta surgiu entre nós: Deus voltou os olhos para o seu povo. 17A notícia deste fato correu por toda a Judéia e por toda a circunvizinhança. - Palavra da salvação.

0 comentários: