16 de outubro de 2012

Leituras do Dia


XXVIII SEMANA COMUM*
(verde - ofício do dia)

Primeira Leitura: Gálatas 5, 1-6
Leitura da carta de são Paulo aos Gálatas - Irmãos, 1É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou. Ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão. 2Eis que eu, Paulo, vos declaro: se vos circuncidardes, de nada vos servirá Cristo. 3E atesto novamente, a todo homem que se circuncidar: ele está obrigado a observar toda a lei. 4Já estais separados de Cristo, vós que procurais a justificação pela lei. Decaístes da graça. 5Quanto a nós, é espiritualmente, da fé, que aguardamos a justiça esperada. 6Estar circuncidado ou incircunciso de nada vale em Cristo Jesus, mas sim a fé que opera pela caridade. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(118) 
REFRÃO: Senhor, que desça sobre mim a vossa graça!
1. Senhor, que desça sobre mim a vossa graça / e a vossa salvação que prometestes! -R.
2. Não retireis vossa verdade de meus lábios, / pois eu confio em vossos justos julgamentos! -R.
3. Cumprirei constantemente a vossa lei;  / para sempre, eternamente a cumprirei! -R. 
4- É amplo e agradável meu caminho, / porque busco e pesquiso as vossas ordens. -R. 
5. 
Muito me alegro com os vossos mandamentos, / que eu amo, amo tanto, mais que tudo! -R.6. Elevarei as minhas mãos para louvar-vos / e com prazer meditarei vossa vontade. -R.

Evangelho: Lucas 11, 37-41
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo,37Enquanto Jesus falava, pediu-lhe um fariseu que fosse jantar em sua companhia. Ele entrou e pôs-se à mesa. 38Admirou-se o fariseu de que ele não se tivesse lavado antes de comer. 39Disse-lhe o Senhor: Vós, fariseus, limpais o que está por fora do vaso e do prato, mas o vosso interior está cheio de roubo e maldade! 40Insensatos! Quem fez o exterior não fez também o conteúdo? 41Dai antes em esmola o que possuís, e todas as coisas vos serão limpas. - Palavra da salvação.

0 comentários: