17 de outubro de 2012

Leituras do dia

SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA, BISPO E MÁRTIR
(vermelho, pref. comum ou dos santos - ofício da memória)

Primeira Leitura: Gálatas 5, 18-25
Leitura da carta de são Paulo aos Gálatas - Irmãos, 18Se, porém, vos deixais guiar pelo Espírito, não estais sob a lei. 19Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem, 20idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, 21invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus! 22Ao contrário, o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, 23brandura, temperança. Contra estas coisas não há lei. 24Pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne, com as paixões e concupiscências. 25Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito. - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial(1) 
REFRÃO: Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida!
1. Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar. -R.
2. Eis que ele é semelhante a uma árvore que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz via prosperar. -R.
3. Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte. -R.

Evangelho: Lucas 11, 42-46
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo,42Ai de vós, fariseus, que pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de diversas ervas e desprezais a justiça e o amor de Deus. No entanto, era necessário praticar estas coisas, sem contudo deixar de fazer aquelas outras coisas. 43Ai de vós, fariseus, que gostais das primeiras cadeiras nas sinagogas e das saudações nas praças públicas! 44Ai de vós, que sois como os sepulcros que não aparecem, e sobre os quais os homens caminham sem o saber. 45Um dos doutores da lei lhe disse: Mestre, falando assim também a nós outros nos afrontas. 46Ele respondeu: Ai também de vós, doutores da lei, que carregais os homens com pesos que não podem levar, mas vós mesmos nem sequer com um dedo vosso tocais os fardos. - Palavra da salvação.

0 comentários: