8 de janeiro de 2013

Pastoral Fé e Política é instalada




Paróquia Nossa Senhora da Assunção instala Pastoral Fé e Política com o objetivo de humanizar as Ações e Política Públicas 

08/01/2012
Por André Falcão*

Localizada na EQNP 32/36, no Setor P.Sul, na Ceilândia-DF, a Paróquia Nossa Senhora da Assunção instala em 2013 a Pastoral Fé e Política, com o objetivo de principal de humanizar as Ações e Políticas Públicas no Distrito Federal.
A Pastoral Fé e Política já existe em diversas Paróquias, ela surgiu a partir da Campanha da Fraternidade de 1996, com o tema: “Campanha da Fraternidade e Política” e como lema: “Justiça e Paz se abraçarão”.
Na ocasião, o padre Arno Boesing da Diocese de Jundiaí, convidou um grupo de 12 pessoas aproximadamente, para estudarem os subsídios fornecidos pela CNBB, e depois transmiti-lo a comunidade, utilizando principalmente as celebrações eucarísticas dos finais de semana durante o período da Quaresma.
Após a Páscoa, Padre Arno reuniu-se novamente com esse grupo, e mais alguns leigos engajados e fez a proposta, de se formar a pastoral fé e política na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Foi assim, que em junho de 1996, a pastoral iniciava suas atividades, buscando sempre auxiliar os comunitários a assumirem a vocação profética de serem fermentos na massa, votarem com consciência, tendo no voto uma grande ferramenta para realização da democracia.
Além do trabalho interno, a pastoral fé e política atua nos diversos seguimentos da sociedade, levando a presença desafiadora de Jesus Cristo, proclamando a dignidade da pessoa humana e o bem comum, denunciando as atividades de favoritismo; clientelismo e troca de favores, que são os grandes promotores das injustiças sociais que vitimizam principalmente os mais carentes.
A Pastoral Fé e Política é uma Pastoral da Igreja Católica, com sua organização a nível Nacional, Regional, Diocesano e Paroquial. Mas também possui um movimento supra religioso e apartidário denominado Movimento Nacional de Fé e Política, promotor dos encontros nacionais, congregando as Pastorais de Fé e Política espalhadas pelas dioceses do país, mas também partidos políticos, movimentos sociais, representando os diversos seguimentos da sociedade.
O Encontro Nacional é um momento de reflexão sobre os avanços e as dificuldades na busca da implantação de uma verdadeira democracia no país, eliminação das exclusões sociais e revitalização da vocação dos agentes transformadores da realidade.
Na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, a Pastoral Fé e Política apoia e divulga a humanização das ações políticas, conta com o Blog Companhia das Entrevistas do Jornalista André Falcão em sintonia com a Pastoral. A ideia de instalar a Pastoral surgiu após a leitura do livro 'Paróquia Missionária à Luz do Documento de Aparecida" de autoria do Padre José Carlos Pereira, das Edições CNBB, lançado em 2012.
A ideia foi aprovada pelo Conselho Pastoral Comunitário da Matriz Nossa Senhora da Assunção, e com a aval do Pároco Padre Moacyr Gondim. Já distribuímos o primeiro Boletim Informativo impresso que divulgou um curso de Alfabetização de Adultos. Trabalhamos com um Mural Informativo que divulga para este início de ano, 396 vagas de emprego em todo Distrito Federal.
Neste Ano da Fé, a Pastoral Fé e Política trabalha também a Fé, como disse Bento XVI, no Ano da Fé, o alcance será universal. "Teremos oportunidade de confessar a fé no Senhor Ressuscitado nas nossas catedrais e nas igrejas do mundo inteiro, nas nossas casas e no meio das nossas famílias, para que cada um sinta fortemente a exigência de conhecer melhor e de transmitir às gerações futuras a fé de sempre. Neste Ano, tanto as comunidades religiosas como as comunidades paroquiais e todas as realidades eclesiais, antigas e novas, encontrarão forma de fazer publicamente profissão do Credo".
A Pastoral Fé e Política exige muita responsabilidade e respeito por parte de quem coordena, e por este motivo, cabe muito zelo, para não confundir a Igreja com um palanque eleitoral, e para que isso não aconteça, trabalhamos a partir das diretrizes da própria Igreja Católica, respeitamos o Estado Laico, com consciência de que o povo faz parte do estado, e o povo é religioso, paga impostos e precisa de uma sociedade do bem viver.



*Coordenador da Pastoral Fé e Política da Paróquia Nossa Senhora da Assunção

0 comentários: