22 de outubro de 2012

Santa Missa? O que é mesmo?

Quando estamos na Santa Missa...

Em algum momento lembramos ou rezamos à Santíssima Trindade? À Nossa Senhora? Aos Santos? Aos Anjos?
Sim! Então alguém concorda comigo que o céu inteiro pára tudo que está acontecendo (gente batendo carimbo, assinando folha de ponto, intercessão, etc.) para estar na Santa Missa?!

Brincadeira à parte, é basicamente assim que acontece. Como disse muito bem o Beato João Paulo II: "A Missa é um pedaço do céu".
Mas o que é que tem na Santa Missa de importante para toda a galera do céu se fazer presente?

Deus entra na história da humanidade na pessoa de um cara chamado Jesus. Este mesmo cara ensinou de modo simples como se deve viver a vida tranquilamente e AMAR acima de tudo, garantindo assim o céu que já foi dado de graça através da maior prova de amor que existiu: Dar a vida por toda a humanidade! Dá pra imaginar que Deus se fez homem e decidiu sofrer por amor a todos nós, sem nenhum de nós merecermos. Exatamente por isso que todo esse trajeto de sofrimento de Jesus se chama "Paixão de Cristo". Porque foi uma paixão tão grande por cada um de nós; uma vontade imensa de nos ver no céu, na felicidade eterna; uma misericórdia gigante capaz de não conceber de modo nenhum que nós, filhos de Deus, continuássemos no inferno, ou seja, distante da presença de Deus.

Esse ato de salvação foi tão significativo que se estendeu aos do tempo de Jesus, aos primórdios da terra, a nós e aos que ainda vão nascer. Perpassou o tempo!

E a Santa Missa é o mistério de fazer presente o mesmo sacrifício de Cristo, não mais com o sofrimento e o sangue derramado, mas do jeitim que o próprio Senhor ensinou... Caso alguém não saiba, da Santa Ceia até e a Ressurreição é o mesmo acontecimento, se trata da prova de amor do Cristo, da Paixão do Cristo, da Ressurreição, da Santa Missa.

Então quando participamos da Missa, entramos em comunhão com Deus na Santíssima Trindade; reconhecemos os nossos erros e clamamos por piedade; então, glorificamos a Deus pelo perdão concedido e por nos aceitar; paramos tudo para escutar Deus nos falar, aconselhar, puxar nossas orelhas; depois de escutar as palavras de amor de Deus, reafirmamos nossa fé e entregamos a nossa vida a Deus, além de preparar a mesa do banquete eucarístico, a refeição do céu; e agora chega o momento mais esperado... o céu se abre e o mesmo Verbo que se fez carne, se faz presente através do pão e do vinho, Corpo e Sangue de Cristo e se faz pequeno e acessível a nós; por fim, se entrega a nós e nós nos entregamos a Ele em uma total comunhão de amor; após todo esse itinerário divino, reconhecemos um dos principais nomes da Missa: Missão! Após a Benção Final somos enviados à missão e percebemos que a Missa começa aí!

Então vivamos esse maravilhoso mistério! Quando irá experimentar desse pedacinho do céu?

Seminarista Thaisson da Silva Santarém.

1 comentários:

João Alves disse...

Meu amigo! Fico muito feliz ao ver tanta verdade! É uma alegria inigualável,saber que o Senhor está fazendo de ti uma obra sem igual para o Reino de Deus!
Belas palavras e analogias! E sem dúvidas a união de todo o corpo celeste e da igreja militante o mais belo acontecimento diário! Jesus vem e nos revela a divindade do AMOR, que é seu Pai! :)