24 de janeiro de 2011

Bento XVI fala sobre as Redes Sociai

O papa Bento XVI deu uma bênção especial às para redes sociais, elogiando o seu potencial, mas alerta que as amizades online não são nenhum substituto para o contato humano real. 



O pontífice de 83 anos de idade, que não tem a sua própria conta no Facebook, colocou suas idéias em uma mensagem com um título de peso que caberia facilmente em um tweet: "Verdade e a autenticidade da vida na era digital".


Ele disse que as possibilidades das novas mídias e redes sociais ofereceram "uma grande oportunidade", mas alertou para os riscos de despersonalização, alienação, auto-indulgência, e os perigos de ter mais amigos virtuais do que reais. 


"É importante sempre lembrar que o contato virtual não pode e não deve tomar o lugar do contato humano direto com as pessoas em todos os níveis de nossas vidas", disse o Papa na mensagem para o Dia Mundial da Igreja Católica Dia das Comunicações.

Ele pediu aos usuários de redes sociais para se perguntarem "Quem é o meu 'vizinho' neste novo mundo?" e evitar o perigo de estar sempre disponível online, mas "menos presente para aqueles que encontramos em nossa vida cotidiana."

Os vastos horizontes das novas mídias "exigem urgentemente uma reflexão séria sobre a importância da comunicação na era digital", disse ele.

Bento XVI não mencionou nenhum site de rede social ou aplicação pelo nome, mas sua mensagem foi repleta de termos como "compartilhamento", "amigos" e "perfis". 

Ele disse que as redes sociais podem ajudar "o diálogo, a troca, a solidariedade e a criação de relações positivas", mas ele também colocou uma lista de avisos.

"Introduzir o ciber-espaço pode ser um sinal de uma autêntica busca de encontros pessoais com os outros, desde que se preste atenção para evitar perigos como encerrando-se em uma espécie de existência paralela, ou a exposição excessiva ao mundo virtual", disse ele. 

"Na busca de partilha, de "amigos", há o desafio de ser autêntico e fiel, e não ceda à ilusão de construir um perfil artificial público para si mesmo." 

O papa é conhecido por escrever a maioria de seus discursos com a mão, enquanto seus assessores gerenciam suas incursões no ciberespaço. Em 2009, um novo site do Vaticano, www.pope2you.net, foi ao ar, oferecendo um aplicativo chamado "O papa encontra você no Facebook", e outro que permite aos fiéis para ver os discursos do papa e mensagens em seus iPhones ou iPods. 

0 comentários: