10 de janeiro de 2011

O novo tempo para nossa família

Padre Márlon Múcio
Foto: Clarissa Amaral
Creio que o bom Deus tem reservado muitas graças para todos nós neste dia. É uma alegria estarmos juntos nesta manhã. Deus tem reservados surpresas para nós neste primeiro kairós do ano.
O tema que iremos aprofundar neste primeiro momento é o "ser curados para um novo tempo". Não adianta o ano ser novo se você continua sendo uma pessoa velha, é necessário para um ano novo, pessoas novas e renovadas.




Este novo tempo precisa começar primeiro em nós, e precisa alcançar os nossos familiares. Hoje eu te convido, a exemplo de Santa Terezinha, a querer levar sua família para o céu.
Acompanhe comigo Atos dos Apóstolos 16,25-31: “E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.
E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido.
Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos. E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas.
E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa”.

Irmão em decorrência da pregação de Jesus, Paulo e Silas foram para o cárcere sem fazer nenhum mau, e no cárcere eles louvavam e agradeciam a Deus e as correntes caíam. 

Há duas características fortes desta passagem que eu gostaria de salientar: 
-Em primeiro lugar: O carcereiro pediu luz, e eu convido você a fazer esta mesma experiência, ele não se encontrava na luz e por isso fez este pedido. Peça você também a luz de Deus para sua vida e para a vida dos seus.
-Em segundo lugar: naquele momento o carcereiro assustado, pergunta a Paulo e Silas: "O que devo fazer para ser salvo?" E salvação na Bíblia significa salvar a pessoa na sua integralidade (corpo e alma).


O Senhor quer nos curar em nossa árvore genealógica, para que os nossos herdeiros sejam também curados e libertos. É preciso que tenhamos muito amor e atenção para com nossos familiares. Você pode perceber que em seu coração existe um desejo de amar a sua família. A partir deste sentimento vem a necessidade de rezar pela cura entre as gerações. A oração da cura das gerações é muito sério, é uma obra de misericórdia para seus familiares, é através da sua capacidade de amar que os seus serão atingidos.

Agora eu te pergunto: Você conhece famílias que sofrem do coração? Famílias que trabalham, trabalham, e não conseguem guardar nada, em que as pessoas não prosperam, não conseguem crescer na vida? Famílias com muito adultério e problemas relacionados aos casamentos que não vão bem? Famílias que tem como marco o alcoolismo?


Padre Márlon e seminarista Luiz Gustavo rezam com peregrinos
Foto: Clarissa Amaral

Se a sua família se encontra em um desses casos, não se preocupe, tem jeito. Não se assuste porque através de você Deus pode adentrar no cárcere da sua família. Deus quer inaugurar um novo tempo na sua família.

Hoje eu convido você a orar pela sua árvore genealógica, afim de que um novo tempo aconteça em sua família. Daí vem a necessidade da cura entre as gerações, porque a transgressão de uma pessoa pode afetar os seus familiares, como diz em Êxodo 34, 6-7: “Passando, pois, o SENHOR perante ele, clamou: O SENHOR, o SENHOR Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; Que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniquidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniquidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até à terceira e quarta geração.” Não é pagar os pecados dos nossos familiares, mas é apagar a marca que o pecado causou em nós e em nossas famílias.

São Tomas de Aquino diz que: “Há bênção para os vivos, quando a Missa é oferecida pelos mortos”, portanto, quando oramos para quem partiu somos abençoados.

A medicina diz que temos uma memória genética, e Carl Jung diz que podemos herdar muitas informações recebidas por meio do DNA de nossos antepassados, e a carregamos ao longo da vida, pois herdamos a cor dos olhos, a cor do cabelos, estrutura física, jeito de ser e de pensar, tanto as coisas boas e como as coisas ruins. Por isso devemos rezar pedindo a Deus para que Ele intervenha em nossa vida e em sua história, pois somos uma somatória do que os nossos antepassados foram e fizeram. Sabendo porém que temos a livre opção de escolhermos se queremos ou não continuar agindo da mesma forma, pois o mais importante é o que eu faço hoje, pois isso irá interferir nos meus descendentes.

Trazemos muitas marcas em nosso inconsciente a partir da nossa concepção, vida intra uterina, parto, nascimento, primeira infância, etc... Mas tem gente que tem marcas mais antigas do que elas, marcas herdadas em seu DNA, como por exemplos as maldições rogadas pelos seus antepassados. Por isso existe a necessidade de que você abençoe todas as pessoas e principalmente os seus familiares. É importante saber que a maneira que eu vivo hoje, pode afetar positiva ou negativamente a minha família. Se você reza, sua família se transforma, e se você não reza sua família pode se perder.Por isso eu convido você a rezar pelos seus familiares e pela sua árvore genealógica.


Transcrição e adaptação: Mariana L. Gabriel

0 comentários: