19 de janeiro de 2011

Papa nomeia novo bispo auxiliar para a arquidiocese de Belo Horizonte


padre_luiz_gonzaga_fechioO papa Bento XVI nomeou hoje, 19, bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), o padre Luiz Gonzaga Fechio, atual pároco da paróquia dos Santos Anjos, da diocese de São Carlos (SP). Com essa nomeação o papa Bento XVI atendeu a uma solicitação do arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor de Oliveira Azevedo. A ordenação episcopal será no dia 19 de março na Catedral de São Carlos.

Luiz Gonzaga Fechio nasceu em 1965, na cidade de Matão, interior de São Paulo, onde recebeu os sacramentos de sua iniciação cristã. Aos 15 anos ingressou no Seminário Menor de São Carlos. Lá terminou os estudos básicos e cursou Filosofia. Já em 1990, se graduou em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).
No mesmo ano em que terminou o curso de Teologia, foi ordenado padre e trabalhou na paróquia Santo Antônio, em São Carlos, colaborando também no Seminário Diocesano como orientador espiritual e auxiliando em algumas aulas. Além da paróquia Santo Antônio, padre Luiz Gonzaga trabalhou nas cidades de Bariri, Itaju e Jaú, todas no interior paulista.
Em 2008 fez mestrado em Teologia Moral, pela Pontifícia Faculdade de Teologia “Nossa Senhora da Assunção”, em São Paulo. Em 2009 foi transferido para exercer a função de reitor do Seminário Maior de Filosofia, em São Carlos. Atualmente, o padre Luiz Gonzaga realiza seu trabalho pastoral na paróquia Santos Anjos e atua também no Conselho de Presbíteros.

Belo Horizonte

A arquidiocese de Belo Horizonte conta com 28 municípios mineiros: Belo Horizonte, Belo Vale, Betim, Bonfim, Brumadinho, Caeté, Confins, Contagem, Crucilândia, Esmeraldas, Ibirité, Mário Campos, Nova União, Lagoa Santa, Moeda, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Piedade dos Gerais, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Luzia, São José da Lapa, Sarzedo, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.
A arquidiocese conta com uma ampla estrutura, que inclui 264 paróquias, dez santuários, quatro fundações, veículos de comunicação e mais uma série de associações e comunidades.
Desde 2004, dom Walmor de Oliveira Azevedo está à frente da arquidiocese de Belo Horizonte. Ele tem como bispo auxiliar, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães.

0 comentários: