Cuba, 08 fev (RV) - "A Igreja está realizando no país um papel muito importante" – foi o que declarou o Núncio Apostólico do Santo Padre em Cuba, Dom Angelo Becciu, numa entrevista concedida ao site da Conferência episcopal da ilha caribenha.
"Ademais – observou o diplomata vaticano – vejo a grande disponibilidade dos bispos e dos sacerdotes para com o povo e a sua capacidade de interpretar as dificuldades e as exigências que a realidade apresenta a seu trabalho pastoral. O objetivo deles consiste em ajudar os fiéis do povo cubano a serem testemunhas do amor de Deus."
Durante sua visita à localidade de Guáimaro, uma das etapas da peregrinação nacional da imagem de Nossa Senhora do Cobre (Padroeira de Cuba) – que se concluirá em dezembro de 2012 com o encerramento do ano mariano – Dom Becciu quis refletir também sobre a importância da presença da Virgem Maria na história dessa nação.
E assim, como a Mãe de Deus estava presente no momento do nascimento da República – explicou o Núncio – "está também hoje, e isso serve para que os cubanos se sintam uma só família".
Recordando também as suas experiências pastorais e diplomáticas em Angola, onde era Núncio antes da nomeação como representante do Papa em Cuba, o Arcebispo quis ressaltar a devoção mariana dos angolanos:
"São situações e realidades diferentes, mas unidas por esse amor a Maria. Trata-se de uma devoção radicada no profundo do coração dos povos e dos católicos. Aqui em Cuba se sente concretamente uma resposta de massa a essa tradição mariana, uma resposta forte e sincera, e isso para mim é uma belíssima experiência" – ressaltou. (RL)
0 comentários:
Postar um comentário