14 de abril de 2011

Crédito adicional para o Dia Mundial da Juventude

 

Convertendo a peregrinação da JMJ numa experiencia educativa
insideMuitos jovens do hemisfério sul lamentam-se de que para participar na Jornada Mundial da Juventude perderão semanas importantes de estudo em casa. Muitos renunciam à oportunidade de participar nas Jornadas Mundiais da Juventude no estrangeiro porque simplesmente perdem demasiada universidade.

No entanto, pelo menos para alguns estudantes da universidade Australiana, isto está prestes a mudar, com um novo curso que será oferecido pelo Broken Bay Institute (BBI) e a Universidade de Newcastle.

O curso, “Viagem Sagrada – o curso via internet da peregrinação da JMJ 2011” será promovido este ano pela reconhecida professora Dra Margaret Ghosn e a equipa do BBI e pode ser acreditada para uma gama de cursos incluindo cursos de ensino ou teologia.

O curso também pode ser feito como unidade independente por qualquer pessoa jovem que participe na Jornada Mundial da Juventude e que queira fazer desta uma experiencia educativa.


Criando espaços para que os frutos da JMJ ganhem raízes


Cathy Martorana da BBI disse que o curso é uma brilhante oportunidade para continuar a estudar durante o semestre da JMJ e estar espiritualmente animado por ela.

“Se és um professor, um animador de pastoral juvenil ou um peregrino, podes aproveitar a oportunidade de viajar até Espanha e realmente utilizar o carácter reflectivo deste curso e dedicar algum tempo para que Deus se mova em ti”, disse.

“Queremos que isto seja uma experiencia de fé - para que a pessoa realmente reflicta e utilize a sua experiência na Jornada Mundial da Juventude mais para além das três semanas em Madrid.

“Acredito que em tudo Deus se move em nós. Não queremos que a Jornada Mundial da Juventude seja somente uma experiencia incrível, quisemos que seja a base para que o espírito seja o guia do nosso trabalho. Reunimo-nos como Igreja quando vamos à Jornada Mundial da Juventude, e precisamos compreender isto e permitir que se faça realidade nas nossas vidas.”

Martonara e os coordenadores do curso acreditam que será particularmente útil para professores e coordenadores de pastoral juvenil. A ideia principal deste curso é que no futuro, eles tenham formação e classificação académica para ajudar os jovens a realmente experimentarem como Deus trabalha por intermédio de eventos como a JMJ.

“A Dr.a Margaret Ghosn supervisionará o curso. Ela tem mais de 13 anos como profissional em Pastoral Juvenil Católica a nível paroquial, escolar e diocesano. Possui uma perspectiva com experiência na reflexão da peregrinação da JMJ. Actualmente é coordenadora do Curso de Pastoral Juvenil da BBI”.

O aspecto diário deste curso não será a única tarefa requerida, mas também está orientado a ajudar os participantes para que se apercebam onde Deus está a trabalhar nas suas vidas.

“Se as pessoas participam e não têm a oportunidade de reflectir, a experiência perde sentido. Queremos que aqueles que organizam numerosas participações na JMJ ou em futuros retiros e celebrações realmente desenvolvam capacidade de liderança, caso contrário, seremos simplesmente cegos a guiar cegos!”, disse Cathy.

Um vasto leque de candidatos podem beneficiar


O curso é ideal para jovens que estão a completar a licenciatura em Educação Religiosa, estudantes de Mestrado ou alguém que esteja ligado ao ensino.

Também é útil para qualquer peregrino que esteja estudando. Pode ser acreditado como uma unidade para ampliar o currículo. Isto quer dizer que o peregrino pode estar a estudar direito, jornalismo ou engenharia e pode escolher este curso como disciplina opcional.

“Até para aqueles que não começaram estudos universitários, esta será uma boa forma de a experimentar”, disse Cathy

Os participantes no curso da JMJ desenvolverão um entendimento dos aspectos históricos, espirituais e teológicos da peregrinação através de leituras fornecidas pela internet e poderão reflectir na importância da peregrinação na história do Cristianismo.
Para mais informação ou para se inscrever visite Broken Bau Institute www.bbi.catholic.edu.au ou escreva para a Dr.a Margaret Ghosn para mghosn@bbi.catholic.edu.au Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

0 comentários: