14 de abril de 2011

A JMJ já tem logótipo de sustentabilidade

Entrevista com o vencedor do concurso


Pablo Larrocha, de 28 anos, foi o vencedor do concurso do logo 100% natural, o programa que servirá de referência a todas as actividades sustentáveis que se levem a cabo durante a JMJ e que manifesta o compromisso de realizar uma Jornada respeitadora do meio ambiente. Seguidamente, uma breve entrevista ao vencedor.

fotoEm que é que te inspiraste e o que queres transmitir com o desenho deste logótipo?

 
Esta proposta grita e anuncia de uma maneira muito optimista que temos de viver a vida a 100% e, supostamente, ser também 100% cristãos, porque, além do mais, é o natural. Queria desenhar um símbolo jovem e optimista; uma Terra verde, cheia de vida..., um mundo comprometido com o meio ambiente. Com este logótipo pude oferecer o meu grão de areia para a JMJ.

 
Acreditas que a mensagem cristã e a ecológica são compatíveis?

 
Claro que sim! Deus criou o mundo, tudo o que ele contém, e ofereceu-no-lo. No entanto, isso não significa que o possamos utilizar à nossa vontade: devemos cuidá-lo e respeitá-lo, pensando no presente e sobretudo, nas gerações futuras.
Achas que é importante que a JMJ de Madrid seja sustentável? Porquê?
Parece-me uma questão vital, principalmente porque nós, jovens de hoje em dia, estamos pouco consciencializados e esta é uma maneira de conseguir que nos dêmos conta da importância deste tema. Todos os grandes eventos deveriam tê-lo muito presente.
O que fazes na tua vida diária pela sustentabilidade?
Penso que os pequenos detalhes que todo a gente tem em conta: reciclar, utilizar lâmpadas de baixo consumo em casa, ir trabalhar de transporte público, não acender as luzes se não for mesmo necessário…

 
Vais à JMJ? Como te estás a preparar?

 
Claro que vou! Bem, pelo menos tentarei, porque tenho uma filha de um ano e na altura terei outra filha de dois meses…
Um dos melhores momentos que vivi foi a JMJ de Colónia. É espectacular estar com tanta gente dos cinco continentes partilhando com eles o mesmo espírito; cria-se um ambiente muito positivo. Graças a este encontro, o nosso campo de visão amplia-se e somos capazes de ver a Igreja de outra perspectiva, com todo o seu esplendor. É uma grande festa, sem dúvida o “festival do Verão”, e agora nós madrilenos temos a sorte de a celebrar em nossa casa.
Ser uma festa não nos pode fazer perder de vista que o mais importante desta jornada é o encontro de cada um de nós com Cristo. Nesse sentido muitas paróquias ou grupos de jovens têm organizado actividades (com momentos de oração diante do Santíssimo Sacramento exposto) e eu e a minha mulher temos participado em algumas delas.


Notícias relacionadas:
•    A JMJ 2011 será um evento ‘100% natural’

0 comentários: