5 de abril de 2011

Encontro do corpo consular com a JMJ

37 países comprometem-se na assistência consular aos jovens

consules150Benim, Omã, Alemanha, El Salvador e Bélgica foram alguns dos países representados no encontro informativo que o corpo consular acreditado em Madrid teve com os organizadores da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se celebrará em Madrid do dia 16 a 21 de Agosto de 2011.

No encontro assistiram por parte da Organização D. César Franco, coordenador geral da JMJ, Yago de la Cierva, director executivo, e responsáveis das relações com as delegações diplomáticas de Madrid.


O encontro serviu para colocar em manifesto os desafios e as oportunidades que este encontro terá tanto para os jovens que assistirão a JMJ como para o serviço que prestarão as representações consulares aos seus co-nacionais. Actualmente já estão inscritas mais de 300.000 pessoas de 120 países para o encontro de Agosto.

D. Franco elencou os principais actos da Jornada Mundial da Juventude, onde participará Bento XVI, e comunicou a actualização da agenda do Papa durante o evento. Também referiu a importância de que os jovens se inscrevam na Jornada Mundial da Juventude já que lhes permitirá desfrutar de todos os eventos que se celebrarão durante este encontro mundial.

Os participantes na JMJ que se inscrevem terão, entre outros serviços, a disponibilidade de um seguro que cobrirá as suas despesas médicas durante a sua estadia em Madrid, em caso de necessidade.

Por sua parte João Castel-Branco da Silveira, primeiro secretário da Embaixada de Portugal e decano do corpo consular em Madrid, assumiu “o compromisso de animar os nossos concidadãos a inscrever-se para garantir a sua comodidade durante a JMJ”. Castel-Branco destacou que um dos principais desafios deste evento é o de “garantir que a estadia dos jovens em Madrid decorra com a maior segurança e oferecer a total disponibilidade das suas representações diplomáticas”.

As embaixadas e consulados em Madrid garantem os serviços aos seus co-nacionais durante a sua estadia em Madrid no caso da perda de documentação ou de assistência consular.

Após a celebração do encontro com as principais embaixadas em Setembro passado, já se realizaram mais de 25 reuniões com representantes diplomáticos acreditados na capital de Espanha.

consules600

0 comentários: