25 de abril de 2011

Papa João Paulo II: Tudo sobre a beatificação

do site  O possível e o extraordinário


A reportagem especial da Istoé desta semana fala sobre a programação da beatificação do Papa João Paulo II, no próximo dia 1º de maio. A revista está nas bancas, mas também na internet! Para ler sobre a programação, segue o link: Roma em festa para João Paulo II. Para ler sobre o que o Papa representou para o catolicismo no século XX, eis o link: O santo das multidões.
Algumas informações que eu separei:


1) O pontificado de João Paulo II, eleito Papa aos 58 anos, durou 26 anos.

2) Esta é a primeira vez em mil anos que um Papa beatifica seu predecessor.
3) Poeticamente diz-se que o Roma tem dois Papas atualmente: Bento XVI e João Paulo II.
4) Apenas 24% dos europeus se declaram católicos, um índice baixo comparado aos 49,3% de cidadãos das américas que se declaram católicos.
5) “Um santo é a voz mais eloquente que a Igreja dispõe no processo e evangelização”. – Dom Dimas Lara Barbosa, secretário-geral da CNBB.
6) O culto e a devoção a um personagem local acende a chama da religiosidade e atrai mais fiéis.
7) A humildade missionária de João Paulo II fazia com que sua inteligência e fina ironia fossem colocadas em segundo plano.
8 ) O futuro beato tinha olhos azuis profundos e fama de santidade.
9) JPII fez 104 visitas pastorais (viagens) internacionais, sendo três delas ao Brasil.
10) Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, será o representante oficial da CNBB na cerimônia de beatificação.
11) Teologia da libertação: JPII fez muito contra ela, substituindo 300 cardeais e 7 bispos brasileiros adeptos do marxismo disfarçado de catolicismo.
12) JPII mortificava-se com jejuns rigorosos e se flagelava com uma cinta de couro.
13) O milagre que torna o Papa beato é a cura de Marie Simon, freira francesa que sofria da doença de Parkinson.
14) Mais um milagre e JPII será canonizado: já existem 1,5 mil relatos de milagres atribuídos a ele, como suposta cura de casais inférteis.
15) O mais importante de tudo: João Paulo II foi o Papa da encíclica Evangelium Vitae que condena a cultura da morte (aborto, eutanásia e experiências com embriões humanos).

***

0 comentários: