3 de maio de 2011

#VBM11: Continuando a Missão de João Paulo II

Caio Lima (do kaiolimma.com) para os Jovens Sem Fronteiras




No dia 16 de outubro de 1978, o mundo conhecia a luz que Deus já havia revelado a alguns, mas de fato, resplandeceu a todas as nações. Com um Papa de origem polonesa, a Igreja lembrava ao mundo a ousadia de seus primeiros apóstolos e principalmente de seu fundador, mentor de todas as suas ações. O Papa João Paulo II, ouvia do cardeal primaz de seu país – a Polônia – qual seria a sua missão: “Conduzir a Igreja ao Terceiro Milênio”. João Paulo recebeu a missão, mas ela não era só dele; era também nossa! Todos nós que comungamos e recebemos as graças vindas do céu.

E João Paulo conseguiu cumprir sua missão. A Igreja chega ao seu XXI Século atualizada. O Vaticano, sua sede, conta com uma ampla estrutura de comunicação e visando estar sempre a par das novas tecnologias, promoveu o I Vatican Blog Meeting, um encontro de blogueiros católicos, afim de se atualizar e apresentar sua proposta para uma nova evangelização exigida por nosso tempo.


O Encontro apresentou novidades do Vaticano para a Internet 2.0 com a chegada do portal News.va que, segundo Thaddeus Jones vai agregar em uma só plataforma conteúdos de áudio, vídeo, textos, conteúdos para Ipad e Iphone e ainda as Redes Sociais da Santa Sé, que já tem, além da Sala de Imprensa, outros dois veículos oficiais: A Rádio Vaticano e o CTV – Centro Televisivo Vaticano, gerador das imagens das Celebrações no Estado do Vaticano.


Além disso, foi possível ouvir e ser ouvido. Os Blogs tem um potencial muito forte em gerar discussões. Nisto, a Igreja pode crescer, tendo blogueiros formados a partir da mensagem salvífica e atual do evangelho, e ao mesmo tempo, muito próximos a pessoas a quem esta mensagem ainda não chegou.


A data escolhida para o encontro – a Beatificação do Papa João Paulo II ficará marcada com uma clareza de ricos detalhes: João Paulo II cumpriu sua missão. A nós comunicadores, cabe continuar a levar a mensagem atualíssima de Jesus com o que sabemos fazer de melhor: Escrevendo nossos posts e alimentando nossas Redes Sociais. A todos, desejo uma boa missão!

0 comentários: