15 de junho de 2011

Um pouco sobre Dom Sérgio da Rocha

Arquidiocese de Teresina



Arquivo
Dom Sérgio da Rocha, novo Bispo da Arquidiocese de Teresina
Foi ordenado diácono na Igreja de Santa Cruz de Matão - SP, em 18/8/1984, e presbítero na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão - SP, aos 14/12/1984.

Estudou Filosofia no Seminário de São Carlos - SP e Teologia na PUC de Campinas - SP. Licenciado em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Lorena - SP. Fez Mestrado em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo, e obteve o Doutorado na Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, aos 21/01/1997.

Atividades

Trabalhou no Seminário Diocesano de Filosofia, em São Carlos, como Diretor Espiritual, Professor de Filosofia e Reitor. No Seminário de Teologia de S. Carlos, em Campinas, foi Diretor Espiritual e Reitor. Também foi professor e membro da Equipe de Formação dos Diáconos Permanentes da Diocese de São Carlos. Exerceu também na Diocese de São Carlos as seguintes funções pastorais: Assessor da PJ, Coordenador da Pastoral Vocacional, Coordenador da Escola de Agentes de Pastoral, Coordenador Diocesano de Pastoral, pároco de Água Vermelha e de Santa Eudóxia, Vigário Paroquial das Paróquias Nossa Senhora de Fátima e Catedral, e Reitor da Igreja São Judas Tadeu, em S. Carlos.

Foi ainda professor de Teologia Moral na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989-2001), colaborando como tal em Porto Velho-RO, no Projeto Missionário Sul I / Norte I e na Escola de Teologia Pastoral de São Luiz de Montes Belos - GO, Igreja Irmã da Diocese de São Carlos.


O Papa João Paulo II o nomeou Bispo Auxiliar em Fortaleza - CE, e Titular de Alba, em 13/06/2001. Foi ordenado Bispo em 11 de agosto de 2001, na Catedral de S. Carlos, tendo como Bispos ordenantes Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, Dom Joviano de Lima Júnior e Dom Bruno Gamberini. Iniciou seu ministério episcopal em Fortaleza em 24/8/2001.

Em 31 de janeiro de 2007, o Papa Bento XVI o nomeou Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Nossa Senhora das Dores de Teresina - Piauí. Dom Sérgio da Rocha iniciou seu trabalho na Arquidiocese de Teresina no dia 30 de março de 2007.

Atividades como Bispo

Foi Bispo Auxiliar de Fortaleza; Membro da Comissão Episcopal de Doutrina da CNBB; membro da Comissão Episcopal do Mutirão de Superação da Miséria e da Fome da CNBB; Secretário do Regional Nordeste I; Bispo de referência da Pastoral da Juventude e da Pastoral Vocacional no Regional Nordeste I.

Atualmente é Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Teresina; Presidente do Departamento de Vocações e Ministérios do CELAM; membro da Comissão Episcopal para os Ministérios e a Vida Consagrada da CNBB; membro do Conselho Permanente da CNBB e Presidente do Regional Nordeste IV.

Lema Episcopal: "Omnia in Caritate" (1Cor 16,14)

0 comentários: