17 de outubro de 2011

Jovens de Brasília lançam Campanha da Solenidade de Todos os Santos no Facebook!!




Um grupo de jovens do Movimento Regnum Christi de Brasília lançou no último fim de semana uma campanha no Facebook para promover o dia de Todos os Santos, celebrada dia 1º de novembro, e o real sentido do Halloween, palavra originada da expressão inglesa “all hallow’s eve” que significa as véspera do dia de Todos os Santos, no qual se dá início as celebrações desta Solenidade da Igreja.

A idéia surgiu durante o encontro que fazem semanalmente para meditar a Palavra, orar e debater sobre algum caso de vida prático de algum dos participantes. “Nesse dia, apresentei ao grupo a questão de como cristãos, talvez por uma fé ainda frágil, passam a frequentar outras religiões.” – contou Renan, que tem em seu trabalho um colega que há algum tempo passou a frequentar outra religião.

A discussão não só girou em torno das diversas razões que levam cristãos a procurar outras seitas, mas também de qual deve ser nossa atitude como católicos diante dessa situação. “O caso do colega do Renan me chamou a atenção, pois o que motiva as pessoas a buscarem as seitas, na maioria das vezes, é o fato de estas serem mais permissivas em alguns aspectos. É como se quisessem rebaixar os critérios de Deus à nossa conveniência”, disse Vinícius. Caso similar foi apresentado por Alexandre, ao recordar que uma paroquiana deixou a Igreja, por achar que a santidade é algo impossível.

- Muitos tem uma idéia equivocada dos santos - comentou o jovem Lucas ao citar trecho do discurso do Papa aos jovens em sua recente viagem à Alemanha:

“Queridos amigos, a imagem dos santos foi repetidamente objeto de caricatura e apresentada de modo distorcido, como se o ser santo significasse estar fora da realidade, ser ingênuo e viver sem alegria. Não é raro pensar-se que um santo seja apenas aquele que realiza ações ascéticas e morais de nível altíssimo, pelo que se pode certamente venerar mas nunca imitar na própria vida. Como é errada e desalentadora esta visão! Não há nenhum santo, à exceção da bem-aventurada Virgem Maria, que não tenha conhecido também o pecado e que não tenha caído alguma vez.

Queridos amigos, Cristo não se interessa tanto de quantas vezes vacilamos e caímos na vida, como sobretudo de quantas vezes nós, com a Sua ajuda, nos erguemos. Não exige ações extraordinárias, mas quer que a sua luz brilhe em vós. Não vos chama porque sois bons e perfeitos, mas porque Ele é bom e quer tornar-vos seus amigos. Sim, vós sois a luz do mundo, porque Jesus é a vossa luz. Sois cristãos, não porque realizais coisas singulares e extraordinárias, mas porque Ele, Cristo, é a vossa, a nossa vida. Vós sois santos, nós somos santos, se deixarmos a sua graça agir em nós.”

Diante disso, o grupo teve a idéia de aproveitar a proximidade da Solenidade de Todos os Santos para lançar essa campanha e mostrar que não só é possível ser santo, como se tem vários milhares canonizados, e uma imensa quantidade de Santos não canonizados, mas que já estão gozando de Deus no Céu e que são celebrados dia 1º de novembro. A campanha também busca resgatar o correto sentido do Halloween, que não é noite das bruxas, mas a lembrança dos Santos, celebração da vitória, da nova vida com Cristo no céu!

Participe você também e ajude a divulgar: www.facebook.com/TodosOsSantos

Por Vinícius Andrade e Alexandre Martins, do Regnum Christi


0 comentários: