16 de novembro de 2011

O quarto Mandamento: Honrar Pai e Mãe

"Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o senhor, teu Deus, te dá"(Ex 20,12).




"Era-lhes submisso"(Lc 2,51).

"Honra teu pai e tua mãe"(Dt 5,16; MC 7,8).
De acordo com o quarto mandamento, Deus quis que, depois dele, honrássemos nossos pais e os que ele, para nosso bem, investiu de autoridade.


A comunidade conjugal está fundada na aliança e no consentimento dos esposos. O casamento e a família estão ordenados para o bem dos cônjuges, a procriação e a educação dos filhos.


.
"A salvação da pessoa e da sociedade humana está estreitamente ligada ao bem-estar da comunidade conjugal e familiar.

Os filhos devem a seus pais respeito, gratidão, justa obediência e ajuda. O respeito filial favorece a harmonia de toda a vida familiar.

Os pais são os primeiros responsáveis pela educação de seus filhos na fé, na oração e em todas as virtudes. Têm o dever de prover em toda a medida do possível as necessidades físicas e espirituais de seus filhos.

Os pais devem respeitar e favorecer a vocação de seus filhos.

Lembrem-se e ensinem que a primeira vocação do cristão consiste em seguir a Jesus.

A autoridade pública deve respeitar os direitos fundamentais da pessoa humana e as condições de exercício de sua liberdade.

E dever dos cidadãos trabalhar com os poderes civis para a edificação da sociedade num espírito de verdade, de justiça, de solidariedade e de liberdade.

O cidadão está obrigado em consciência a não seguir as prescrições das autoridades civis quando contrárias as exigências da ordem moral. "E preciso obedecer antes a Deus do que aos homens "(At 5,29)

Toda a sociedade baseia os seus juízos e a sua conduta numa visão do homem e do seu destino. Sem as luzes do Evangelho a respeito de Deus e do homem, as sociedades facilmente se tornam totalitárias.

http://www.umnovocaminho.com/nc/2010/12/26/2612-%E2%80%93-domingo-%E2%80%93-sagrada-familia-de-jesus-maria-e-jose/
http://www.youtube.com/watch?v=jAB-AZTaU7o&feature=related
http://igrejarosario.org/4mandamento.html

0 comentários: