23 de abril de 2012

Bispo é aquele que primeiro se nutre e vive a Palavra, diz cardeal



Nesse fim de semana, os bispos reunidos em Aparecida, no interior de São Paulo, deram uma pausa nos debates e planejamentos na Assembleia para um momento de retiro.

Como explica o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno de Assis, em cada assembleia há este momento de recolhimento que dura praticamente um dia e meio.

“É um momento de silêncio, reflexão e oração. Sabemos que nosso trabalho pastoral evangelizador não produz fruto se não for consequência da graça de Deus. Não basta trabalharmos, quem abre o coração é o Espírito Santo”, destaca Dom Damasceno.

Neste retiro, os bispos clamam as bênçãos de Deus, sua graça, seu auxílio. Este ano o retiro estava relacionado ao tema central da Assembleia: “A Palavra na vida e na missão da Igreja”. Assim, “A Palavra de Deus na vida do Bispo”, tema do retiro, salientou que o bispo deve ser o primeiro a se nutrir e a viver a Palavra Deus.

“Nesse momento temos também uma celebração penitencial em comum, os bispos se confessam uns com os outros. É um momento forte no qual lembramos que não basta trabalhar, planejar, é preciso contar com a ação de Deus”, conta ainda o presidente da CNBB.




0 comentários: