16 de maio de 2012

Comunicação que transforma vidas

No próximo final de semana, dias 18, 19 e 20 de maio, seremos representados no Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, que acontecerá em Brasília, nossos representantes estarão se preparando para trazer novas informações para os jovens que participam do  grupo. Não podíamos deixar de direcionar algumas palavras em virtude desse encontro que vamos realizar e participar ao mesmo tempo. O então beato, o papa João Paulo II, nos advertiu com propriedade, sobre a necessidade de nos antecipar às redes sociais, e de sermos menos tímidos, porém não menos prudentes, e que dessa vez não deixássemos passar, como deixamos na época do rádio, e chegamos um tanto quanto atrasados na televisão. Deixar passar não significa que somos atrasados, e sim que deixamos passar “O Momento”.
O seminário é organizado pela Conferência dos Bispos do Brasil, por meio das Comissões Episcopais Pastorais para a Comunicação e para a Juventude, inclusive o Dom Claudio Celli, que participará como palestrante, já está confirmado no seminário. Os principais temas abordados serão “Jovens católicos: comunicação que transforma vidas”, “A vida religiosa deve avançar para águas mais profundas, e sair dos templos físico”, “Os jovens vêm com luzeiros para um contexto desafiador que a sociedade está sendo levada”, “A despersonificação do indivíduo”, e por fim “Como os jovens podem responder a esse chamado?”.

Representantes do JSF, dando início a nossas missões internacionais, foram convidados a participar do encontro mundial para blogueiros, em maio de 2011 no
Vaticano, o Vatican Blog Metting.

Percebendo o poder da evangelização que percorre e se desloca além dos meios tradicionais, e trilha a modernidade das comunicações pelos jovens que buscam em suas vidas, para muitos sem razão aparente, a santidade.

E é por conta dessa santidade que podemos responder a pergunta: somos capazes de responder a essa chamamento, de sermos luzeiro? Buscar a santidade, neste contexto social que estamos vivendo, é transformar vidas. Somos chamados, como vocação primordial, a santidade, ser santo é dever e missão de cada cristão. Revelar o Cristo como caminho seguro e resgatar a personalidade (ou até mesmo a moral) do outro é a forma de alcançar essa vocação. E a comunicação utilizada em favor do anuncio desse Cristo é o meio de realizar isto. Utilizar as redes para revelar esse Cristo e essa vocação é o caminho para transformar as vidas

É por meio das comunicações que conseguimos atingir todas as pessoas, de todas as classes sociais. Indiretamente, a evolução da Comunicação também nos dá a graça de atingir aqueles que não desejam ouvir a verdade que é o Cristo ressuscitado. Então, sim: Os Jovens Católicos, podem sinceramente, desde que tragam para suas vidas, esse Cristo na Palavra (fonte de toda verdade e de razão de comunicação) e na Eucaristia (alimento da salvação), responder a esse chamamento de luzeiro.

Segue uma boa sugestão de leitura para entender a importância das comunicações. Em virtude do Dia Mundial das Comunicações Sociais, o papa lança um livreto, Silêncio e Palavra: Caminho de Evangelização, “atenção ao contexto de transformação cultural que sugeriu a partir dos desenvolvimentos tecnológicos.”

0 comentários: