Nicole Melhado
Da Redação, com colaboração de Leonardo Meira
Bispo da Diocese de Lorena, Dom Benedito Beni, e o fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, na Missa inaugural do Instituto |
O Instituto Teológico Bento XVI foi instituído oficialmente em uma Missa Solene celebrada na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), na manhã desta segunda-feira, 31. Na ocasião, o Bispo de Lorena, Dom Benedito Beni dos Santos, entregou o decreto de fundação do Instituto a Monsenhor Jonas Abib.
A ação missionária será uma das características principais do organismo, pertencente à Diocese de Lorena, mas que ficará sob os cuidados da Associação Internacional Privada de Fiéis Canção Nova
.
“A teologia existe em função da missão da Igreja. Prepara as pessoas para serem evangelizadoras, para amar mais a Igreja”, salientou Dom Beni durante a aula inaugural, proferida por ele também nesta manhã.
Com o intuito de formar os futuros sacerdotes da Diocese de Lorena, bem como os padres que servirão de modo particular à Canção Nova, o Instituto responde a antigos anseios e necessidades tanto da Diocese quanto da Comunidade. “O próprio fundador da Canção Nova, monsenhor Jonas Abib, já há alguns anos expressou esse desejo de qualificar os vocacionados ao sacerdócio”, destacou o coordenador do Instituto, padre Wagner Ferreira.
De acordo com padre Wagner, o Instituto é diocesano - tendo como autoridade o Bispo da Diocese de Lorena -, mas, ao mesmo tempo, é a Canção Nova que dá todo o embasamento para que a vida da instituição possa acontecer.
O Instituto recebe os nove seminaristas da Diocese, que fazem agora o 2º ano de formação teológica, transferidos da Faculdade Dehoniana, de Taubaté.
“O Instituto está destinado a acolher não só seminaristas, mas também os membros da Canção Nova. A Igreja quer que todos os evangelizadores tenham uma boa preparação teológica, pastoral e espiritual. Evidentemente, outros fiéis de nossas paróquias poderão estudar no nosso instituto”, explica Dom Beni.
Ainda segundo o Bispo de Lorena, esse será um instituto voltado para a evangelização e aberto para o diálogo com a cultura contemporânea. Os leigos interessados na formação teológica deverão passar por uma análise de aprovação por parte da Canção Nova e da diocese.
A escolha do nome da instituição de ensino é uma homenagem ao Papa Bento XVI, autor de mais de 600 grandes artigos e de mais de 100 livros publicados, o mais recente Jesus de Nazaré. “Queremos, assim, prestar essa homenagem ao Papa Bento XVI, que é um dos maiores teólogos da Igreja. Basta tomar consciência da profundidade e originalidade do seu pensamento teológico”, salientou Dom Beni.
0 comentários:
Postar um comentário