14 de janeiro de 2011

Nhá Chica será uma santa tipicamente brasileira, diz bispo

Nhá Chica pode se tornar a primeira santa nascida no Brasil e ''tipicamente nossa'', destaca o Bispo de Campanha (MG), Dom Diamantino de Carvalho
"Estamos muito felizes e esperamos que até a Páscoa, o Papa assine o decreto da própria beatificação [de Nhá Chica]", "Estamos muito felizes e esperamos que até a Páscoa, o Papa assine o decreto da própria beatificação [de Nhá Chica]", destacou o Bispo de Campanha (MG), Dom Diamantino Prata de Carvalho, ao comentar a


Acesse
.: Podcast: Saiba mais sobre Nhá Chica

Segundo Dom Diamantino, o povo da diocese de Campanha aguarda com muita expectativa a beatificação de Nhá Chica. "Na Igreja da Conceição, edificada por ela, onde repousam seus restos mortais, há uma fluência muito grande de romeiros, sobretudo nos finais de semana, devotos que vem agradecer as graças, e esperam com muita confianca e expectativa quando ela for declarada pela Igreja bem aventurada".

O bispo explicou que as grandes qualidades de Nhá Chica são sua fé profunda, grande sabedoria - ela orientava e aconselhava as pessoas -, o amor ao próximo - ela se fazia mãe dos pobres, acolhendo-os em sua casa e dividindo o pouco que tinha -, e sua terna devoção à Imaculada Conceição.

Um fato interessante, trazido por Dom Diamantino, foi de que Nhá Chica costumava atender o povo sempre, menos na sexta-feira. Segundo o bispo, ela guardava esse dia por causa de sua profunda devoção à paixão do Senhor, mas também para cuidar de suas coisas, como por exemplo, lavar e passar suas roupas.

"Interessante, cuidando dela, ela podia também cuidar melhor dos irmãos, assisti-los, orientá-los e rezar por eles", enfatiza Dom Diamantino.

Processo de beatificação

Após a aprovação das virtudes heróicas de Nhá Chica, pela Congregação da Causa dos Santos e pelo Papa Bento XVI, o próximo passo do processo de beatificação é o estudo do suposto milagre por intercessão dela.

A partir desta semana, a junta médica da congregação, no Vaticano, irá retomar a análise da cura ocorrida há muitos anos - no início do processo de beatificação -, da professora Ana Lúcia Meirelles Leite, ainda viva, moradora de Caxambu (MG).

O bispo acredita que a comissão médica fará uma avaliação positiva, pois o caso foi analisado por uma junta médica aqui no Brasil, e a constatação foi de "que a medicina não podia explicar" a cura.

Se o milagre for reconhecido, faltará apenas o Papa assinar o decreto da futura beatificação, explica otimista Dom Diamantino.
aprovação do Santo Padre, das virtudes heróicas da serva de Deus.
Nhá Chica pode se tornar a primeira santa nascida no Brasil e "tipicamente nossa", destaca o bispo. "Ela é uma mulher simples, mestiça, filha de uma escrava (...). Tipicamente nossa, porque ela é mineira, e Minas Gerais é um estado que fica quase no centro do Brasil".

0 comentários: